Sobre as diretrizes curriculares nacionais:
I -O currículo possui uma base nacional comum, mas é complementado por cada instituição de ensino que oferece esse nível de ensino. II - Os componentes curriculares obrigatórios para o Ensino Fundamental estão divididos em: Linguagem, matemática, ciências da natureza, ciências humanas, ensino religioso. III - Não cabe, ao Ensino Fundamental a alfabetização e o letramento. Uma vez que esses já ingressam no primeiro ciclo totalmente alfabetizados. Qual (is) afirmação(ões) é (são) correta(s)?
A)
Apenas II. B)
Apenas I. C)
I, II e III. D)
Apenas II e III. E)
Apenas I e II
Respostas
Resposta: B) Apenas I.
As Instituições de Ensino devem seguir a Grade Curricular Obrigatória, mas elas tem uma certa liberdade na escolha de como o assunto será apresentado e com qual matérial de apoio.
De acordo o Diário Oficial da União, aprovado em 2019:
"As Escolas utilizarão a Parte Diversificada de suas propostas curriculares, para enriquecer e complementar a Base Nacional Comum, propiciando, de maneira específica, a introdução de projetos e atividades do interesse de suas comunidades.".
As Áreas de Conhecimento durante o Ensino Fundamental são:
- Língua Portuguesa;
- Língua Materna (para populações indígenas e migrantes)
- Matemática;
- Ciências;
- Geografia;
- História;
- Língua Estrangeira;
- Educação Artística;
- Educação Física;
- Educação Religiosa (na forma do art. 33 da LDB).
Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.
Em relação a afirmação III: A alfabetização e o letramento devem ocorrer durante o decorrer do Ensino Fundamental, para estimular o desenvolvimento infantil. Envolvem práticas de leitura e escrita que levam a criança a aprender a ler, escrever e interpretar.