• Matéria: Filosofia
  • Autor: gabrielycabral07
  • Perguntado 3 anos atrás

faça uma conclusão do livro "iniciação á história da filosofia dos pré-socráticos a Wittgenstein "

por favor me ajudem ​

Respostas

respondido por: matsya
1

╰˖⁺Resposta

Danilo Marcondes, Doutor de filosofia pela Universidade de St. Andrews na Inglaterra é professor titular do Departamento de Filosofia da PUC-rio e professor associado do Departamento de Filosofia da UFF. Foi também vice diretor acadêmico da PUC-rio (199 2007); autor de inúmeros artigos e livros na área da Historia da filosofia e filosofia da linguagem. Em sua obra Iniciação a historia da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein, Marcondes aborda como o próprio nome já diz, um breve estudo a iniciação de como se deu a Historia da Filosofia, selecionando os aspectos da tradição filosófica que lhe parece mais representativo dessa tradição ao longo da historia, desde seu surgimento ate o período contemporâneo. Aborda o percurso da tradição da formação filosófica desde o seu surgimento nas colônias gregas do mar Jônico, elaborada em Atenas. passando

o seu surgimento nas colônias gregas do mar Jônico, elaborada em Atenas, passando pelo cristianismo surgido na Palestina, desenvolvendo-se no mundo helênico, sendo apropriado pelo mundo latino e cristão, renovando-se assim com o pensamento árabe e rompendo com a tradição no inicio do período moderno. Neste sentido Marcondes mostra que a historia da tradição filosófica não é linear, mas sim é como algo que é composto de diversos fragmentos.

No segundo ponto, O humanismo renascentista, Marcondes também lembra que o humanismo item de extrema importância para a “idade moderna", é filosofia moral que coloca os seres humanos como primordiais, numa sua escala de importância, entendida como uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas. O ser humano é elevado, com capacidade de realizar todas as coisas. O humanismo também se destaca pela contraposição ao sobrenatural, associando-se ao anticlericalismo herdado dos filósofos iluministas do século XVIII. Assim o humanismo rompe com visão teocêntrica e com a concepção filosófico-teológica medieval, valorizando o interesse pelo homem considerando em si mesmo.

Perguntas similares