• Matéria: Biologia
  • Autor: reyphaskeys1984
  • Perguntado 3 anos atrás

Pedro, 68 anos, sem comorbidades, sem uso de medicações contínuas, comparece em consulta de retorno relatando que a diarreia avaliada há cerca de 1 semana não melhorou e vem piorando desde então. Na anamnese Pedro relata que as fezes se mantêm liquefeitas, em diversos episódios ao longo do dia, apresentando sangue em algumas ocasiões, não aferiu febre, mas sentiu calafrios que melhoraram após Dipirona. No exame físico, os sinais vitais estão dentro do padrão de normalidade e não foi encontrado nenhum sinal de desidratação grave. Qual a conduta e encaminhamento mais adequado para Pedro?

Escolha uma opção:
a. Devido ao risco aumentado de Câncer de cólon e Diverticulite em maiores de 65 anos, não deve ser iniciada antibioticoterapia empírica antes do início da investigação do diagnóstico correto e deve ser solicitado EPF (exame parasitológico de fezes) em 3 amostras.

b. Devido ao risco aumentado de Câncer de Cólon e Diverticulite em maiores de 65 anos, Pedro não deve iniciar tratamento empírico e deve ser encaminhado direto para Colonoscopia de urgência.

c. Apesar do risco de Ca de Colón e Diverticulite, a conduta deve seguir para diarreia infecciosa, com prescrição de Ciprofloxacino e reavaliação com possibilidade de ampliação da antibioticoterapia com Metronidazol.

d. Apesar do risco de Câncer de Cólon e Diverticulite, a conduta deve seguir como diante de uma diarreia infecciosa sendo prescrito apenas Soro de Reidratação Oral e orientada a redução do consumo de fibras. ,bebidas doces e cafeinadas.


Anônimo: OLÁ, FAZEMOS PROVAS E TRABALHOS.
88*9*93*76*82*55*****

Respostas

respondido por: akruinpr81
0

Resposta:

c

Explicação:

respondido por: denysesouza778
0

Resposta: a. Apesar do risco de Ca de Colón e Diverticulite, a conduta deve seguir para diarreia infecciosa, com prescrição de Ciprofloxacino e reavaliação com possibilidade de ampliação da antibioticoterapia com Metronidazol.

EXPLICAÇÃO

O quadro de Pedro sugere uma diarreia infecciosa aguda, sem episódios prévios ou uso de medicações e sem sinais e sintomas de alarme ou gravidade. Dessa maneira, é recomendado que o quadro seja conduzido na atenção primária antes de pensar em outros diagnósticos diferenciais que demandem exames e propedêutica complementar e/ou hospitalar. Nos casos de diarreia infecciosa aguda deve ser prescrito Ciprofloxacino 500 mg 12/12 horas por 5 dias e, em ausência de melhora, acrescentado o Metronidazol 500mg 8/8 horas com reavaliação continuada. Somada à prescrição, deve ser orientado o aumento da ingesta hídrica e orientado o aumento da ingesta de fibra.

Perguntas similares