• Matéria: Biologia
  • Autor: fod4s3aaaaa
  • Perguntado 3 anos atrás

GENTE PELO AMOR DE DEUS isso aqui eh pra amanhã!!

Veja o que está certo ou errado em cada uma das alternativas e faça uma redação de no mínimo 10 linhas sobre cada uma.

01. A destruição da vegetação em uma área, devido ao excesso de pastagem por rebanhos animais, excesso de corte de árvores, ou incêndios frequentes, pode destruir
a habilidade do sistema de fazer uso da energia solar, levando a uma perda de produção da biomassa de plantas e animais.

02. A destruição da camada de ozônio, devido ao grande aumento da emissão de gás carbônico para a atmosfera, pode aumentar as taxas de mutações maléficas e câncer de pele nas populações humanas.

04. A destruição da biodiversidade leva à perda da possibilidade de, no futuro, uma espécie fornecer benefício para sociedade humana. Por exemplo, controle biológico
08. Comunidades biológicas são capazes de degradar e imobilizar poluentes, como metais pesados, pesticidas e esgotos. Os fungos e bactérias exercem o papel
fundamental de decompositores, permitindo a reciclagem

16. A emissão de clorofluorcarbonetos, também conhecidos como CFCs, contribui para o aumento do efeito estufa e desta forma colabora com o aumento da temperatura média do planeta, derretimento das calotas polares e aumento do nível dos oceanos.

Respostas

respondido por: scarpinvinicius
0

Resposta:

16.Correta

Quais são os malefícios causados pelo gás CFC? Como já foi dito, o clorofluorcarbono é um dos principais causadores do buraco na camada de ozônio, a grande responsável por proteger os seres vivos dos raios solares. Esse composto pode agir por até 75 a 100 anos, prejudicando a natureza e a vida terrestre ao longo de décadas.

Alguns especialistas consideram os clorofluorcarbonos um dos suprimentos mais mortais já inventados, e que colaboram com o aumento de gases de efeito estufa. Segundo algumas estimativas, um único composto clorofluorcarbono pode destruir 100 mil partículas de ozônio, permitindo que os raios ultravioletas se infiltrem na superfície da Terra. Além disso, os clorofluorocarbonetos absorvem enormes quantidades de calor, é então refletido de volta para o planeta. Os fluidos CFCs também podem sobreviver no ambiente por pelo menos um século, o que significa que esses produtos continuam a causar danos na atmosfera por mais de cem anos.

Decomposição

8.Correto

A decomposição é um processo importante porque permite que os nutrientes retornem ao meio abiótico, ao analisarmos a estrutura de um ecossistema, percebemos sempre a existência de seres produtores, consumidores e decompositores. Esses últimos, que são representados por fungos e bactérias, são responsáveis por degradar os restos de seres vivos.Os decompositores são seres heterotróficos que atuam principalmente na ciclagem de nutrientes. Ao realizar o processo de decomposição, fungos e bactérias liberam para o ambiente importantes elementos químicos que estavam presentes nos restos dos seres vivos. Sendo assim, podemos concluir que os decompositores são essenciais para os ciclos biogeoquímicos, tais como o do carbono e do nitrogênio, uma vez que fazem com que esses elementos retornem para o meio abiótico.

4.Correto sobre o controle biologico

A premissa básica do controle biológico é controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitóides, e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias.

Trata-se de um método de controle racional e sadio, que tem como objetivo final utilizar esses inimigos naturais que não deixam resíduos nos alimentos e são inofensivos ao meio ambiente e à saúde da população

Perguntas similares