Respostas
Resposta:Novelas de cavalaria são longas narrativas anônimas sobre os grandes heróis (reais ou míticos) da Idade Média, em geral por meio de traduções de originais franceses ou ingleses. São heróis que lutam em nome de Cristo e da supremacia da Igreja Católica.
As novelas de cavalaria, traduzidas do francês, penetraram em Portugal no século XIII, durante o reinado de D. Afonso III. Aclimatadas às condições portuguesas, seu meio de circulação era a nobreza e a fidalguia. Não há nessa época nenhuma novela ou nenhum herói português.
Dos três ciclos que agrupam as novelas de cavalaria segundo o herói central e a ligação dos fatos, somente a matéria da Bretanha, o chamado ciclo bretão ou arturíano, teve grande popularidade em Portugal, gerando a primeira grande obra da prosa literária lusa medieval: a tradução, feita do original francês, de A Demanda do Santo Graal, o grande romance da busca (“demanda”) do cálice sagrado (“santo graal”), que continha as últimas gotas do sangue de Cristo, recolhidas, após a crucificação, na taça de que se servira na última ceia e que só seria encontrada por um homem de pureza angelical.