• Matéria: História
  • Autor: italothiago7864
  • Perguntado 3 anos atrás

De acordo com Jean-Jacques Rousseau, A desigualdade social entre os homens é natural, pois ela decorre de consequência necessária das diferenças entre cada ser humano. A desigualdade é socialmente criada e convencionada, enquanto as diferenças entre os indivíduos advêm da natureza.

Respostas

respondido por: Graziela1281
0

Resposta:

No estado de natureza, afirma Rousseau, o homem tinha uma vida essencialmente animal. A rude existência das florestas fez dele um ser robusto, ágil, com os sentidos aguçados, pouco sujeito às doenças, das quais a maioria nasce da vida civilizada. Sua atividade intelectual nestes tempos era nula: “o homem que medita é um animal depravado”. Assim vivendo, o homem era feliz e suas únicas paixões eram os instintos naturais, facilmente satisfeitos (sede, fome, reprodução sexual, preservação).

É, com efeito, o ponto capital da argumentação de Rousseau: a natureza não destinaria o homem primitivo à vida em sociedade. Durante milhares de séculos talvez, o homem viveu solitário e independente, e este estado era o elemento essencial de sua felicidade ou bem-estar. Portanto, só se distinguiria dos animais por sua maior inteligência, pela consciência de ser livre e não ser submetido a se desenvolver.

Perguntas similares