A reação em cadeia da polimerase (PCR) permite que os fragmentos de DNA sejam amplificados um bilhão de vezes em poucas horas e é caracterizada como uma técnica rápida, totalmente automatizada e sem a necessidade de uso de células. Com relação a essa técnica, ANALISE as afirmativas abaixo: I. A enzima Taq-polimerase, que adicionará os nucleotídeos na formação da fita, é capaz de manter sua atividade mesmo nas altas temperaturas necessárias para desnaturar a molécula de DNA. II. Os iniciadores (primers) se associam às regiões complementares do DNA de interesse e iniciam o processo de amplificação. III. O DNA conduzido para o processo de PCR percorre três etapas principais: replicação, transcrição e tradução. IV. A técnica de PCR permite detectar e amplificar apenas fragmentos de DNA. V. Na primeira etapa da PCR, o DNA isolado, é submetido a uma desnaturação quando é exposto a uma diminuição da temperatura, resultando na separação de fitas.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Sobre a reação de PCR, é correto o que se afirma nas alternativas II e IV.
Vamos entender melhor.
Reação em Cadeia da Polimerase (PCR)
O PCR é o procedimento pelo qual uma sequência de DNA de interesse de estudo é amplificada bilhões de vezes permitindo sua análise. A partir do PCR, o DNA pode ser sequenciado, colocado para eletroforese ou clonado.
Os ingredientes para se fazer a reação de PCR são os primers, nucleotídeos, a enzima Taq polimerase e o DNA molde. As etapas do PCR consistem em:
Desnaturação
A amostra é aquecida até 96°C, permitindo a desnaturação das fitas de DNA, o que leva a separação em duas fitas simples.
Anelamento
A reação é resfriada para ficar entre 55°C a 65°C, o que permitirá que os primers possam se ligar as sequências complementares de DNA.
Extensão
Novamente a reação é aquecida até 72°C e as novas fitas de DNA são sintetizadas pela adição de nucleotídeos através da enzima Taq polimerase.
Essa enzima não desnatura nessa temperatura pois são provenientes de bactérias extremófilas localizadas em fontes hidrotermais.