• Matéria: História
  • Autor: ISABELLEARAUJO
  • Perguntado 9 anos atrás

Gente por favor me ajudem

Qual era o socialismo que propunha a diminuição da jornada de trabalho e a divisão igualitária do lucro entre patrões e funcionários ?

Respostas

respondido por: Raffas205
2

Socialismo

A consolidação da ordem burguesa, industrial e capitalista na Europa do século XIX produziu profundas transformações no mundo do trabalho. As precárias condições de vida dos trabalhadores, as longas jornadas de trabalho, a exploração em larga escala do trabalho feminino e infantil, os baixíssimos salários, o surgimento de bairros operários onde conforto e higiene inexistiam, eram apenas algumas das contradições geradas pela nova sociedade capitalista.

É dentro desse contexto que se desenvolve a teoria socialista. Trata-se ao mesmo tempo, de uma reação aos princípios da economia política clássica e às práticas do liberalismo econômico que, nessa época, serviam de referencial teórico ao desenvolvimento do capitalismo.

Os pensadores socialistas entendiam que a produção capitalista, estabelecida a partir da propriedade privada dos meios de produção e da exploração do trabalho assalariado, era incapaz de socializar a riqueza produzida. Pelo contrário, o capitalismo tendia à máxima concentração da renda, não apenas pelo avanço contínuo do progresso da técnica aplicada à produção mas, também, e principalmente, pelo fato de se apropriar do excedente das riquezas, produzidas pelos trabalhadores.



ISABELLEARAUJO: Então seria o socialismo utópico?
Raffas205: pode se disser que sim
Raffas205: mas se quiser mais informaçao e so peguntar
Perguntas similares