O termo psicopedagogia deriva do prefixo “psico” e da raiz “pedagogia”. Os prefixos “psic”, “psico” e “psiqu”, todos da mesma família terminológica, vêm do grego “psykhe”, e são usados para formar palavras com o significado de alma, conceito também absorvido pela cultura romana. Sobre o assunto:
I – Etimologicamente, a palavra pedagogia deriva do grego “paidos”, que significa criança, e “agein”, que significa guiar, conduzir. Portanto, se chama pedagogo o responsável por instruir as crianças.
II – Estimular as funções das habilidades cognitivas como por exemplo, a memória e a atenção, demanda intensidade e duração prolongadas para que os resultados sejam significativos e, ainda, são de suma importância para o desenvolvimento da aprendizagem acadêmica, da linguagem e também para a aquisição de controle do comportamento.
III – Desde o final do século XIX, começaram a surgir inúmeras propostas para nomear as novas investigações. A existência da psicopedagogia se revela com a realização de investigações precisas, ainda que tomada por ideias positivistas – o que não poderia ser diferente na época em questão –, entrando no mundo das ciências e abrindo caminho na história.
IV – Ao longo do século XX, desde os primeiros momentos de institucionalização da psicopedagogia, encontram-se referências que permitem reconhecer a figura do psicopedagogo ligada a certas áreas de intervenção, como a psicopatologia infantil, a orientação profissional ou de educação especial.
A sequência CORRETA é:
I, III
I, III e IV
I, II, IV
II, III e IV
Respostas
I,III, e IV
Explicação:
A prática psicopedagógica é entendida como o conhecimento dos processos de aprendizagem em seus mais diversos aspectos: cognitivo, emocional ou corporal.A correta é a letra B.
A psicopedagogia
O trabalho psicopedagógico faz parte do processo de ensino-aprendizagem, atuando com profissionais envolvidos nas instituições escolares como forma de prevenção, detectando momentos de dificuldades e prevendo questões que seriam motivo de tratamento futuro na vida educacional dos educandos, além de interagir com organograma escolar quando já existem problemas de dificuldades de aprendizagem, trabalhando em diagnósticos e terapias psicopedagógicas.
O psicopedagogo é um profissional apto a atuar na área clínica e institucional, podendo ser no ambiente escolar, no hospital em ambiente empresarial.
Conheça mais sobre psicopedagogia :https://brainly.com.br/tarefa/24570114?referrer=searchResults
#SPJ2