Além das políticas públicas voltadas para a formação inicial de professores, buscando a articulação entre o currículo de formação e a Base Nacional Comum Curricular, há também políticas públicas voltadas para a formação continuada dos professores que estão no exercício da profissão. As políticas públicas na educação preveem como meta a formação continuada dos professores, e isso se justifica por:
A.
Pela preocupação com a melhoria dos índices de formação docente junto às agências educacionais internacionais.
B.
Pela necessidade de qualificação constante dos docentes, para o atendimento às demandas emergentes.
C.
Pela possibilidade de angariar mais recursos junto às agências financiadoras internacionais, pela melhoria dos índices de formação docente.
D.
Pela necessidade de justificar o uso das verbas públicas destinadas à formação docente no país.
E.
Pela necessidade de certificados para que os professores possam avançar na escala funcional.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Resposta: B.
Pela necessidade de qualificação constante dos docentes, para o atendimento às demandas emergentes.
A preocupação dos órgãos governamentais com a formação continuada dos professores justifica-se pela necessidade de qualificação constante dos docentes para o atendimento às demandas emergentes no contexto escolar e para a promoção da aprendizagem de todos os alunos. A preocupação com a melhoria dos índices de formação docente junto às agências educacionais ou às agências financiadoras, por si só, não promove a melhoria da qualidade da educação necessária em nosso país. Há verbas públicas voltadas para essa formação continuada que precisam ser empregadas de maneira eficaz e coerente, mas que não se constituem como um objetivo em si. A realização de cursos de formação continuada contribui para a promoção de avanços na escala funcional mas, sobretudo, para a melhoria das práticas educativas promovidas pelos professores que passam pelas ações formativas.
Explicação: