O felogênio é um tecido meristemático que origina a feloderme e o felema. A feloderme é formada em direção ao interior do corpo vegetal e apresenta células vivas com parede primária delgada. O felema é formado em direção à porção externa da planta e suas células com parede secundária estão, normalmente, mortas. Indique a substância impregnada nas paredes secundárias do felema que conferem rigidez a esse tecido
Respostas
A substância presente nas paredes secundárias do felema que confere rigidez ao tecido é a suberina.
Vamos entender melhor.
Meristemas
Os meristemas são constituídos por células que se dividem repetidamente, possuindo um citoplasma denso, núcleo volumoso e parede celular fina e flexível. As plantas em geral apresentam dois meristemas primários: apical e caulinar.
Da protoderme, origina-se a epiderme, que irá revestir o tecido fundamental e o tecido vascular primário. A epiderme da origem ao meristema secundário que promoverá o crescimento lateral da planta chamado felogênio. O câmbio também condiciona a formação do felogênio.
O felogênio originará o súber (felema) e o a feloderme. A feloderme localiza-se na parte interna, enquanto o súber na parte externa da planta.
As células do súber são impregnadas com uma substância chamada suberina, que impede a troca de gases e água com o ambiente, o que leva a morte desse tecido em sua maturidade, tendo apenas a função de proteção da planta.
Aprenda mais sobre Meristemas em: brainly.com.br/tarefa/18812386
#SPJ1