Respostas
TNT é a sigla para tecido não tecido.
É um tipo de tecido classificado como um não tecido.
O TNT é produzido a partir de fibras desorientadas que são aglomeradas e fixadas, não passando pelos processos têxteis convencionais, como a fiação e tecelagem. O TNT – Tecido não tecido não precisa de tear para ser elaborado, sua matéria prima é o polipropileno (uma resina termoplástica produzida a partir do gás propileno, um subproduto da refinação do petróleo), e suas fibras são unidas pelo calor, dispensando a fase específica de “tecer”.
Há basicamente dois tipos distintos de tecidos não tecidos, os duráveis e os não duráveis (não estéril e estéril), podendo ambos serem produzidos a partir de fibras naturais (algodão, lã) ou sintéticas (poliéster, polipropileno). Esse tipo de tecido é extremamente barato por conta da capacidade produtiva, manipulação direta e vasta oferta.
O tecido não tecido é muito utilizado em produtos descartáveis hospitalares como: aventais, máscaras, luvas, babadores e toucas descartáveis. Também encontrado facilmente em linhas para artesanato e decorações de festas em geral. É fácil de ser trabalhado (podendo-se usar cola, purpurina, lápis de cor, giz de cera, etc.).
O tecido não tecido não deve ser amassado diretamente, porque pode perder sua função protetora. Jamais deve ser desamassado utilizando-se ferros de passar, que podem queimá-lo por completo. No caso da lã (WO) o TNT produzido chama-se feltro. Para quem ainda não conhece este tecido é agradável ao toque e tem a estrutura similar ao papel, mas bem mais maleável e resistente e não desbota