Respostas
Resposta:
Durante a República, a conquista de novas terras foi um fator determinante para que a feição social de Roma passasse por inúmeras transformações. Logo de início, a economia de caráter agropastoril disputou espaço com um articulado comércio entre várias regiões próximas do Mediterrâneo. A ampliação da oferta de escravos estabeleceu um aumento da oferta de alimentos. Paralelamente, generais e magistrados se beneficiavam com a administração e a tributação das novas províncias.
Por volta do ano de 272 a.C., Roma chega ao extremo sul da península itálica chamada de Magna Grécia. Com a expansão romana o número de escravos aumento consideravelmente montando uma estrutura econômica escravista, passando a exigir mais conquistas para aumentar a quantidade de prisioneiros de guerra, escravos.
A expansão romana durante a república começou, primeiramente, com a conquista total da península itálica. Necessitando de uma saída para o mar, Roma vê a Sicília como um território estratégico e, assim, passa a disputar o domínio da ilha com Cartago, que na época era uma de suas províncias.
☞︎︎︎ ☜︎︎︎
︎︎︎︎ ︎︎︎︎︎︎︎ ✈︎