Considerando os mapas, assinale a alternativa correta.
O potencial hidrelétrico brasileiro:
a) está esgotado na bacia do Paraná, localizada numa área de média densidade demográfica.
b) está esgotado na bacia do São Francisco, locali- zada numa área de baixa densidade demográfica.
c) é pouco explorado na bacia Leste, localizada numa área de baixa densidade demográfica.
d) está esgotado na bacia do Uruguai, localizada numa área de alta densidade demográfica.
e) é pouco explorado na bacia do Tocantins, locali- zada numa área de baixa densidade demográfica.
Respostas
Sobre o potencial hidrelétrico brasileiro, considerando os mapas, é correto afirmar que: “é pouco explorado na bacia do Tocantins, localizada numa área de baixa densidade demográfica.” (alternativa e)
A baixa densidade demográfica da região reflete na baixa necessidade de produção de energia. A Bacia do rio Tocantins é uma das mais extensas do Brasil e faz parte da bacia do Tocantins-Araguaia. As águas da bacia do rio Tocantins são utilizadas principalmente para a irrigação e transporte de grãos.
O potencial hidrelétrico brasileiro
O potencial elétrico brasileiro é um dos maiores do mundo. O país é um grande destaque na produção de energia através de hidrelétricas.
Isso ocorre porque o Brasil tem uma grande quantidade de bacias hidrográficas em seu território, concentrando cerca de 12% das águas do planeta.
Embora a maior parte da energia elétrica produzida no Brasil seja proveniente de hidrelétricas, apenas uma parte do potencial hidrelétrico brasileiro é aproveitado, como ocorre na bacia do rio Tocantins.
A maior parte da energia elétrica produzida no Brasil ocorre na bacia do Paraná, onde cerca de 60% do potencial de energia elétrica é aproveitado.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre o potencial hidrelétrico brasileiro em: https://brainly.com.br/tarefa/6182769
#SPJ1