[O letramento acadêmico] inclui a capacidade de analisar o texto, identificando-lhe as partes constitutivas, hierarquizando as ideias ali avançadas e reconhecendo o processo de progressão ou continuidade temática, inclusive as reiterações e digressões. Dessa forma compreende a capacidade de produzir paráfrases, resumos, roteiros, esquemas, etc. [...]” (BORTONI-RICARDO, 2000, p. 126).
Diante do exposto e com base nos seus conhecimentos sobre o tema, qual das alternativas abaixo expõe de forma correta uma definição sobre o letramento científico:
CLIQUE NA SUA RESPOSTA ABAIXO
Reflete-se pela falta de “[...] acesso aos fatos e aos conceitos científicos, bem como pela possibilidade de utilizar processos cognitivos próprios da prática acadêmica” (KRAEMER, 2014, p.108).
“Processo pertinente ao contexto de ensino e de pesquisa na universidade, envolvendo a aprendizagem do modo de pensar, de atuar e de se comunicar em situações de produção de conhecimento científico em áreas específicas” (KRAEMER, 2014, p. 100).
É uma expressão que trata sobre o processo de valorização da escrita, leitura e interpretação dos graduandos de modo que esse processo seja construído sem relação com a metodologia científica.
Tem cunho elitista e pretende desmantelar saberes e práticas sociolinguísticas e culturais de estudantes universitários, em nome da construção de intelectuais.
O letramento acadêmico efetivo não é um desafio no quadro do Ensino Superior brasileiro, dado que trata-se do mesmo modo de fazer pesquisa presente na escolarização básica.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
terceira
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás