(G1-cftrj 2012) Leia com atenção a demonstração a seguir: Vamos provar por a + b que 1 + 1 = 1 Passo 0: Sejam a e b números reais não nulos tais que a = b Passo 1: Se a = b podemos multiplicar os dois membros desta igualdade por a e obter: a² = ab Passo 2: A seguir, subtraímos 6² dos dois membros da igualdade: a²b²ab- 6² = Passo 3: Fatorando as expressões, temos: (a + b)(a − b) = b(a − b) Passo 4: Agora, dividimos ambos os membros por (a - b) e obtemos: a+b=b Passo 5: Como no início, supomos que a = b podemos substituir a por b. Assim: b+b=b Passo 6: Colocando bem evidência, obtemos: b(1 + 1) = b Passo 7: Por fim, dividimos a equação por be concluímos que: 1 + 1 = 1 É evidente que a demonstração acima está incorreta. Há uma operação errada:
Respostas
respondido por:
3
A partir do passo 4 a operação apresenta inconsistência
Igualdade em uma equação linear
A igualdade matemática é a proposição de equivalência existente entre duas expressões algébricas conectadas pelo sinal (=) em que ambas expressam o mesmo valor. Dito isso, vamos começar:
- Passo 0: São dois números reais diferentes de zero tais que a=b. Sem nenhum problema isso será verdade.
- Passo 1: Multiplicamos ambos os lados da igualdade por a: , já que a=b a igualdade anterior é verdadeira, a expressão permanece a mesma.
- Passo 2: Se subtrairmos de ambos os lados obtemos: . Como a = b, a igualdade anterior é 0 = 0, isso é verdade aqui, não há problemas.
- Passo 3: Fatorar obtém-se que: (a+b)(a-b)=b(a-b), como a=b então a fatoração anterior continua a satisfazer que 0=0. Portanto está correto.
- Passo 4: Se dividirmos ambos os lados entre (a-b) ficamos com: a+b=b e isso é falso porque se a=b então a igualdade anterior nos diz que: 2b=b ou seja: 2=1 e isso está incorreto.
Podemos concluir que o erro surgiu do passo 4, o que segue está errado.
Se você quiser ver mais informações sobre o produto notável, você pode ver este link:
https://brainly.com.br/tarefa/25625278
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás