A culinária baiana é mais conhecida na região do Recôncavo e em todo o litoral baiano, é composta basicamente de pratos de origem africana, que se diferem pelo tempero – que é mais forte, já que é feito a base de leite de coco, azeite de dendê, gengibre, pimenta (vários tipos) e outros temperos que não são utilizados nos outros estados brasileiros. Porém, essa culinária não representa nem 30% do consumo diário dos habitantes da Bahia. No dia-a-dia, cada baiano se alimenta, geralmente, de pratos de origem portuguesa que se englobam, misturam e são nomeados por “culinária sertaneja”. Essas são receitas, nas quais não entram em seus ingredientes o azeite de dendê e nem os outros ingredientes típicos africanos. Alguns exemplos dessas tais receitas são os ensopados, guisados e outras comidas também encontradas em outros estados brasileiros, só que sem o jeito “baianês” de se cozinhar (menos apimentado, por exemplo).
Analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeiro e (F) falso:
( ) O recôncavo baiano tem uma cultura própria e abrange a região do entorno da Baía de Todos os Santos, indo do litoral até todo o interior da Bahia.
( ) Um prato saboroso e cremoso, preparado com camarão, azeite extra virgem, azeite de dendê, purê de macaxeira, leite de coco, tomate, cebola e alho, é o Bobó de camarão.
( ) O vatapá pode ser servido só ou como acompanhamento de outros pratos, presente em várias produções culinárias e também é uma comida de santo.
( ) De origem indígena, o dendê é um fruto da palmeira dendezeiro, seu azeite pode ser encontrado nas feiras e mercados do recôncavo baiano.
( ) Considerado uma característica do candomblé, o acarajé é uma comida de santo onde é servido como comida de santo no ritual religioso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a.F – V – V – F – V.
b.V – F – V – V – F.
c.V – V – F – F – V.
d.V – V – F – V – F.
e.F – F – V – V – V.
Respostas
respondido por:
0
Resposta: F – V – V – F – V.
Explicação:
F – V – V – F – V.
corrigido pelo ava.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás