A biosfera está repleta de diferentes tipos de interações ecológicas entre seres vivos. Essa interações podem ser harmônicas (trazer benefícios para pelo menos uma das espéces) ou desarmônicas (uma das espécies tem prejuízo). Dentre essas últimas destaca-se o predatismo. A relação presa x predador pode parecer, à primeira vista, um grande malefício para as presas. Sabe-se, porém, que a remoção completa de predadores pode trazer danos por vezes irreparáveis à população de presas ou prejudicar o ecossistema em que elas vivem.
Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
O aumento na quantidade de presas pode intensificar a competição entre os predadores.
Populações de presas, em um ambiente onde não haja seu predador, crescem indefinidamente de acordo com seu potencial biótico, uma vez que não há outros fatores que regulem sua população.
A ausência de predadores pode acarretar um crescimento exagerado na população de presas, com sérios prejuízos para as últimas, como escassez de alimento e aumento de doenças.
Na ausência de predadores naturais, a introdução em um local, de uma espécie exótica, com hábitos ecológicos ainda não determinados, trará maiores benefícios ambientais.
O aumento da população de predadores reduz a resistência ambiental ao crescimento das presas, aumentando assim a capacidade suporte dessas últimas.
Respostas
Resposta: C. A ausência de predadores pode acarretar um crescimento exagerado da população de presas, com sérios prejuízos para as últimas, como escassez de alimento e aumento de doenças.
Explicação:
Aqui estamos falando de um equilíbrio, ou melhor... um controle populacional por predação. Quando em um ecossistema há mais predadores do que presas, a competição é maior e a população de presas tende a cair. Quando não há muitas presas no local, a população de predadores tendem a descer... pois haverá alta competição por recursos e assim acontece o controle das duas populações em equilíbrio.
Quando não há predadores, a população de presas cresce sem parar, podendo alcançar (em um ambiente perfeito, em teoria) a sua taxa de crescimento intrínseca (Txr) ou aumentar sua capacidade de suporte (K).