Como estamos lidando com um processo de tomada de decisão, o perfil do profissional de seleção – sua formação, características e posicionamento ético – será decisivo para garantir a qualidade do trabalho desenvolvido.
Quando pensamos nesta tomada de decisão, o processo torna-se complexo, pois envolve o outro, o candidato. Seus anseios, necessidades e expectativas que ele e a empresa possuem sobre o outro.
Com base neste pensamento e o que foi trabalhado em nossa disciplina, discorra sobre a importância de um profissional preparado para analisar e avaliar um currículo de forma adequada (levando em conta a análise de currículo de Boas e Andrade (2009).
Respostas
Resposta:
Explicação: sua formação, características e posicionamento ético – será decisivo para garantir a qualidade do trabalho desenvolvido
É importante que o profissional que faça a triagem e a seleção dos currículos dos candidatos entenda muito bem sobre o perfil ideal que a vaga está precisando. Somente dessa forma ele poderá analisar os currículos de forma efetiva, sabendo exatamente quais experiências e formações se encaixa melhor na vaga.
Sem esses critérios pré-estabelecidos a análise curricular pode ficar subjetiva afetando tanto a seleção quanto os candidatos.
Análise curricular segundo Boas e Andrade (2009)
Os autores defendem que o processo de recrutamento se inicia com a decisão de solicitação do órgão ou área para uma vaga em aberto. E a partir daí ela pode ser preenchida com processo interno ou externo, caso seja externo as fontes de seleção devem estar adequadas para que bons candidatos não fiquem de fora.
O anúncio da vaga pode ser feito em:
- Quadros informativos na empresa;
- Universidades;
- Contato com sindicatos;
- Agências de recrutamento;
- Na internet;
Saiba mais sobre análise curricular: https://brainly.com.br/tarefa/23181890
#SPJ2