Respostas
O cérebro comunica com grande parte do organismo através das fibras nervosas ascendentes e descendentes da medula espinhal. Cada vértebra forma uma abertura entre ela e a vértebra imediatamente superior ou inferior. Através desta abertura sai um par de nervos espinais que se ramificam e transmitem mensagens da medula espinhal para as partes mais distantes do organismo. Os nervos situados na face anterior (ventral) da medula espinhal, denominados nervos motores, transmitem a informação do cérebro aos músculos, e os nervos da face posterior (dorsal), denominados nervos sensitivos, conduzem ao cérebro a informação sensorial procedente de diversas partes do corpo. Esta rede de nervos configura o sistema nervoso periférico. Os nervos periféricos são na realidade feixes de fibras nervosas com um diâmetro que oscila entre 0,4 mm (as mais finas) e 6 mm (as mais grossas).
O sistema nervoso periférico também consta dos nervos que fazem comunicar o tronco cerebral com os órgãos internos. Estes nervos, denominados sistema nervoso autónomo, funcionam de forma independente e regulam os processos internos do organismo que não precisam de um controlo consciente, como as acções reflexas. Por exemplo, a frequência das contracções do coração, a frequência respiratória, a quantidade de sucos gástricos segregados e a velocidade da passagem dos alimentos através do aparelho digestivo
Resposta:
A medula espinhal e as meninges encontram-se no interior do canal vertebral, que se estende pelo centro da coluna vertebral. Na maioria dos adultos, a coluna vertebral é composta por 33 vértebras (ossos individuais que formam a coluna). Assim como o crânio protege o cérebro, as vértebras protegem a medula espinhal.
Explicação:
espero ter te ajudado o((>ω< ))o