5 Pesquisas do renomado engenheiro mecânico japonês Shingo defendem a ideia de que o defeito zero é algo alcançável. O pesquisador e engenheiro Juran, através de seus estudos, apresentou alguns princípios dos métodos à prova de erros. Sobre esses principios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ()Eliminação. ()Substituição. (Ancoragem. ()Detecção. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: OA) V-V-F-V. OB) V-V-V-F. Og F-V-V-V. OD) F-F-V-F. Anterior Finalizar POR PTB Próxima 09/06/2022
Respostas
Resposta:
Letra A
Explicação:
Conforme Juran (2009), recentemente alguns especialistas listaram alguns métodos para projetar sistemas, operações e produtos à prova de falhas. Com base em um estudo com mais de 1.000 ocorrências, este estudo apresentou alguns princípios dos métodos à prova de erros, como sendo:
• Eliminação – Significa mudar a tecnologia a fim de eliminar totalmente algumas atividades sujeitas aos erros. Para proteger um componente metálico de um produto, por exemplo, o operador anteriormente colocava uma almofada para embalar o produto. Substituindo o componente metálico por plástico, eliminouse a necessidade da almofada, que muitas vezes deixava de ser inserida.
• Substituição – Neste caso, a operação sujeita aos erros continua existindo, contudo, o seu controle sai das mãos humanas e passa a ser realizado por um equipamento robotizado, que não possui fadiga e cansaço, reduzindo a incidência de erros.
• Facilitação – Neste método, o processo propenso a erros, bem como o operador são mantido, contudo, o mesmo passa a ter seu trabalho facilitado através de codificações e/ou identificações através de cores a fim de facilitar a identificação e consequentemente reduzir erros.
• Detecção – Este princípio nada faz para evitar que o erro possa acontecer, contudo, trata-se de dispositivos que prontamente informam os operadores de algo de errado ocorreu, podemos chamar estes dispositivos de Poka-Yoke.
• Mitigação – Este último princípio também não evita que o erro aconteça, contudo ele propõe que os seus efeitos ou consequências sejam reduzidos. Um bom exemplo são os fusíveis, que quando instalados evitam que um equipamento seja danificado, cortando a corrente elétrica.