• Matéria: Geografia
  • Autor: JonathanLutiane6536
  • Perguntado 3 anos atrás

"A chegada dos colonizadores portugueses na terra antes habitada por diversas etnias ameríndias, a qual mais tarde se chamaria Brasil, representou a eclosão de severos atos de violência contra diversos grupos populacionais, notadamente os muitos povos indígenas habitantes naturais desta terra e as dezenas de etnias africanas sequestradas para o Brasil como mão-de-obra escrava e destituídas de seus direitos fundamentais. Embora estivessem misturados em grupos étnicos variados, os africanos, apesar dos sofrimentos e das sevícias de que eram vítimas, buscaram - de forma consciente ou inconsciente - soluções práticas para resolverem problemas cotidianos" (ROMÃO, 2018, n. P. ). É considerada uma estratégia utilizada pelos/as negros/as escravizados/as para se furtarem a vigilância dos colonizadores e continuarem praticando seus cultos originais:

Respostas

respondido por: brendaisis
2

O sincretismo religioso pode ser observado como uma estratégia adotada pelos indivíduos que foram escravizados para que pudessem continuar com a realização de seus cultos e manifestações religiosas.

Sincretismo religioso

O sincretismo consiste na prática cultural ou religiosa que provém da fusão de demais manifestações, assim, os escravizados utilizavam o catolicismo como base para que as religiões de matriz africana pudessem ser de fato cultuadas.

Existia, portanto, uma resistência à adesão de outras religiões e foi graças a essas práticas que a umbanda, bem como o candomblé resistem até os dias atuais.

Saiba mais sobre o sincretismo religioso em: https://brainly.com.br/tarefa/19912526

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares