• Matéria: Artes
  • Autor: alice08022012
  • Perguntado 3 anos atrás

quais os temas abordados no desfile da Escola de Samba Mangueira no carnaval de 2018​

Respostas

respondido por: lukasm67
1

Resposta:

a escola basicamente homenageou o Carnaval e sua história de desenvolvimento na cultura brasileira.

Explicação:

A Mangueira fez do limão uma limonada em seu carnaval de 2018. Após o corte de verba da Prefeitura do Rio para as escolas de samba, o enredo exaltou a simplicidade da festa desde suas origens.

O enredo "Com dinheiro ou sem dinheiro eu brinco", do carnavalesco Leandro Vieira, contou a história do carnaval no Rio, com foco na base popular e na festa de rua sem objetivo comercial.

Em clima de "protesto irreverente", vários trechos da letra do samba ironizaram a decisão de cortar metade da verba das escolas: "Se faltar fantasia, alegria há de sobrar (...)"; "Pouco me importam o brilho e a renda (...)"; "Outrora marginalizado já usei cetim barato pra desfilar".

- Um dos carros representou o prefeito Marcelo Crivella como um boneco de Judas com a frase: "Prefeito, pecado é não brincar o carnaval". Outro destaque em carro levou faixa com frase: "Olhai por nós, o prefeito não sabe o que faz".

- Teve bloco na Sapucaí: uma das alas deixou as fantasias de lado e veio com foliões com vários figurinos do tipo que se vê no carnaval de rua da cidade.

- A Mangueira homenageou blocos cariocas tradicionais: Cacique de Ramos, Bafo da Onça e Cordão da Bola Preta. Também foram lembrados blocos mais novos do Rio.

Em dia de escolas que abusaram de luzes de LED e efeitos especiais, a Mangueira se destacou pela aposta no saudosismo e no "carnaval retrô".

Perguntas similares