Não existem modelos certos ou errados, ou receitas que, quando seguidas, dão certo. A organização das ações de atenção à saúde envolve aspectos tecnológicos e assistenciais, com o objetivo de enfrentar e resolver os problemas de saúde de uma coletividade. Observe a imagem abaixo:
Com base nos modelos de atenção à saúde no Brasil, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa incorreta.
A) Para Paim (2008) as principais características da medicina Flexneriana são: ênfase na atenção médica individual; A prevenção de doenças e promoção da saúde estão em segundo plano; valoriza o atendimento hospitalar e a assistência médica é organizada em forma de especialidades.
B) O modelo sanitarista esboça a saúde pública do Brasil durante o século XX. É caracterizado pelo poder biomédico, de influência americana, que tentava resolver o problema da população por meio de campanhas.
C) De acordo com Paim (2008) no Brasil, podem ser identificados os modelos médico hegemônico, direcionado para a demanda espontânea, e o sanitarista, que busca entender às necessidades da população, mas que nem sempre se expressam em demandas.
D) O modelo hegemônico é caracterizado pelo poder biopsicossocial, de influência canadense, que tentava resolver o problema da comunidade através de campanhas de vacinação, controle de epidemias, erradicação de endemias, bem como por meio de programas da criança, da mulher, controle de tuberculose, vigilância sanitária e epidemiológica etc.
E) Segundo Mendes (2012), os modelos de atenção à saúde podem ser entendidos como sistemas lógicos que organizam as redes de atenção à saúde e seu funcionamento.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
a
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás