Respostas
A arte africana representa os usos e costumes das tribos africanas. O objeto de arte é funcional e expressam muita sensibilidade. Nas pinturas, assim como nas esculturas, a presença da figura humana identifica a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos.
A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos usando-se o ouro, bronze e marfim como matéria prima. Representando um disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas, as máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais.
As máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. Para estabelecer a purificação e a ligação com a entidade sagrada, são modeladas em segredo na selva.
As origens da história da arte africana está situada muito antes da história registrada. A arte africana em rocha no Saara, no Níger, conserva entalhes de 6000 anos. Outra referência é a civilização egípcia, que por localização e características foi uma das mais originais civilizações africanas, apesar de ser erroneamente relacionado ao Oriente Médio e de um modo geral, ser vista como algo fora da África, resultado de um olhar estereotipado e preconceituoso.
Se quiser pode copiar até o 3° parágrafo