Na história das ideias jurídicas, o positivismo jurídico foi marcado pelo ideal de conformar o conhecimento jurídico a um padrão científico. No entanto, em relação à pretensão de tornar “ciência” o conhecimento sobre o direito, é "INCORRETO" afirmar que:
a) levou o juspositivismo à busca de uma linguagem descritiva, pretensamente neutra, que retratasse o modo de ser dos objetos do conhecimento sem a emissão de juízos de valor.
b) passou a ter grande expressão no cenário das ideias jurídicas na Grécia antiga (mais precisamente no pensamento de Aristóteles), onde surgiram as correntes teóricas do positivismo jurídico no contexto do florescimento das ciências sociais.
c) entrou em crise após a segunda guerra mundial, quando foi desencadeada uma grande reação ao positivismo jurídico.
d) só triunfou com o advento do positivismo jurídico, que ocorreu no decorrer dos séculos XVIII e XIX.
e) os esforços para conferir à teoria jurídica a credibilidade do discurso científico tiveram como traço marcante uma noção de ciência que se associa com o ideal da certeza e da objetividade do saber.
Respostas
Resposta:
Plinio colocou p f nessa
Explicação:
A alternativa incorreta é a letra "b", pois, ao contrário do que se afirma, é apenas no século XIX que o juspositivismo ganha força, sendo uma reação ao nascimento de diversos estados absolutistas.
Vamos entender mais sobre o positivismo jurídico?
Positivismo Jurídico
O positivismo jurídico defende que não há outro direito senão aquele elaborado pelo estado, indo em sentido contrário ao que prega o jusnaturalismo, que defende um direito inato.
Além disso, é importante destacar que Hans Kelsen, por meio da obra "Teoria Pura do Direito", expõe seu pensamento de que o Direito seria uma ciência autônoma, sem influências externas, objetivando a análise do direito como ciência pura, sem interferências, pois deveria ser aplicado com base em comportamentos previsíveis.
No entanto, a teoria é passível de diversas críticas, pois não haveria como dissociar o direito de todo o universo inerente a outras matérias.
Por fim, outra crítica surgiu a partir do momento em que o positivismo jurídico começou a ser utilizado como justificativa para a aplicação de leis arbitrárias e injustas, com fundamento apenas na justificativa de que a lei está posta e deve ser obedecida. Foi utilizada como respaldo de diversos estados absolutistas, o que levou ao movimento do pós-positivismo jurídico, visando à revisão dessa teoria, a fim de colocar limites à utilização arbitrária na norma.
Entenda mais sobre o positivismo jurídico aqui: https://brainly.com.br/tarefa/13295059?referrer=searchResults