Respostas
Resposta:
O rio Nilo é um dos mais extensos do mundo, atravessa o norte da África e é famoso por sua história antiga e pelos sítios arqueológicos que existem nas suas margens. O fértil Baixo Nilo deu origem às primeiras civilizações egípcias e ainda abriga as Grandes Pirâmides e a Esfinge de Gizé, perto do Cairo. Barcos turísticos, que vão de luxuosos transatlânticos às tradicionais feluccas, também navegam entre as cidades de Luxor e Assuã
Resposta:
O rio Nilo é um importante rio da África, formado a partir da confluência de três rios primordiais: Nilo Branco (Bahr-el-Abiad), Nilo Azul (Bahr-el-Azrak) e rio Atbara.
Esse rio nasce no interior do continente africano, na parte leste da África. Seu curso é o maior do mundo, correndo no sentido sul–norte. Esse sentido baseou o desenvolvimento de sociedades antigas, como a egípcia. Grande parte dela se instalava na margem direita do rio, a leste, pois é o onde o Sol nasce.
Sua principal característica é uma bacia exorréica (deságua no mar ou oceano), com curso perene (possui água o ano todo). O Nilo tem coloração mais escura, pois possui em seu curso alto teor de matéria orgânica, também conhecida como húmus.
O seu vale fica na região da África Setentrional, entre os territórios do Egito e do Sudão. O Nilo é um rio extremamente importante para aquela localidade porque atravessa toda a extensão do deserto do Saara.
Para os egípcios, o rio Nilo é muito importante, pois contribui com a irrigação agrícola, navegação e aquisição de água para a utilização humana e dos animais. No deserto existem represas e canais de irrigação que asseguram o fornecimento de água.
Egito e Sudão são os países que compõem o vale do Nilo. Foi exatamente nessa região que a civilização egípcia, uma das mais importantes civilizações da antiguidade, se desenvolveu.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO <3