Existem fármacos de espectro restrito na atividade microbiana, ou com o alcance de tipos diferentes de bactérias que podem atingir. A penicilina G é um exemplo, pois afeta as bactérias Gram-positivas, e apenas algumas bactérias Gram-negativas, então ela é conhecida como um fármaco de espectro restrito. Os fármacos conhecidos como amplo espectro que têm a capacidade de afetar uma ampla variedade de:
Escolha uma:
a. Apenas bactérias Gram-negativas
b. Bactérias Gram-positivas ou Gram-negativas. C. Leveduras ou bactérias Gram-negativas. D. Apenas bactérias Gram-positivas
e. Bactérias Gram-positivas ou leveduras
Respostas
Resposta:
A resposta correta sobre fármacos de amplo espectro é: Bactérias Gram-positivas ou Gram-negativas.
Portanto, a alternativa B está correta.
Observe a explicação para conseguir distinguir as outras afirmativas:
Explicação:
Os antibióticos são fármacos responsáveis por combater infecções bacterianas no organismo. Eles não possuem efetividade no combate de infecções fúngicas (micoses) devido às diferenças estruturais e moleculares entre as bactérias e fungos.
Desse modo, as alternativas que possuem a opção "levedura" (um tipo de fungo) estão incorretas. Portanto, as alternativas C e E estão descartadas.
Para explicar os tipos de antibióticos, primeiro é importante saber que existem duas classificações gerais para as bactérias: Elas podem ser GRAM positivas ou GRAM negativas. Essa classificação decorre da diferença na estrutura da parede celular delas. Nas imagens, é possível verificar a diferença estrutural nas membranas.
Para entender melhor sobre a classificação de GRAM, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/30412521
Existem três classificações para os antibióticos: de amplo espectro, de ação sobre GRAM positivos e de ação sobre GRAM negativos.
De forma lógica, os antibióticos de amplo espectro atingem tanto bactérias GRAM positivas quanto bactérias GRAM negativas e por isso são denominadas de AMPLO espectro.
Portanto, as respostas que contém APENAS GRAM negativas (alternativa A) e APENAS GRAM positivas (alternativa D) também estão erradas.