Respostas
Resposta:
A madeira é uma importante matéria-prima
As matérias-primas são recursos naturais, materiais ou substâncias que são utilizados para produzir uma determinada mercadoria. Trata-se da base sobre a qual nós fabricamos um determinado produto, de forma que tudo o que consumimos provém de uma ou mais matérias-primas, exceto aquelas que são consumidas diretamente.
No âmbito da economia, as matérias-primas são muito estratégicas, pois a variação em seus preços pode afetar o preço de seus produtos subsequentes, provocando um “efeito dominó” em toda a sociedade. Em muitos casos, quando elas ficam muito encarecidas, a tendência é haver um efeito inflacionário, ou seja, um encarecimento médio elevado dos produtos em geral, o que aumenta o custo de vida.
As matérias-primas podem ser naturais ou transformadas. As naturais são aquelas que são utilizadas diretamente, ou seja, não passaram por nenhum processo industrial ou artesanal antes de serem empregadas na fabricação de um produto ou até antes de ser consumida. Já as matérias-primas transformadas resultam de algum tipo de intervenção, construção ou modificação. Por exemplo: o tecido é a matéria-prima transformada utilizada para a fabricação de roupas, enquanto o algodão é uma matéria-prima natural, pois é encontrado diretamente na natureza ou nas lavouras.
Outra classificação das matérias-primas refere-se à suas origens, existindo a matéria-prima vegetal, a mineral e a animal.
A matéria-prima vegetal advém das árvores e da flora como um todo, e a mais conhecida é a madeira. Além disso, frutos e vegetais diversos também são encaixados nessa tipificação, pois, a partir deles, podem ser fabricados os mais variados produtos. Boa parte da disponibilidade desses recursos advém do cultivo e, principalmente, da preservação dos meios naturais.
A matéria-prima mineral é extraída do subsolo e composta por recursos naturais não renováveis, ou seja, que se esgotarão caso a sua exploração continue acontecendo. Dentre os exemplos, podemos citar a bauxita (utilizada para produzir o alumínio), o ouro, o cobre, o zinco, o amianto e incontáveis outros tipos.
Já a matéria-prima animal advém da caça, da pesca e também da pecuária. O cultivo de animais ocorre para a comercialização de carne, leite, peles e até para o transporte, tal como no caso dos equinos.
No contexto da economia global e da Divisão Internacional do Trabalho (DIT), em geral, os países desenvolvidos costumam importar em maior quantidade as matérias-primas, enquanto os países subdesenvolvidos são, quase sempre, dependentes de sua exportação. O Brasil é um dos maiores exportadores de matérias-primas e produtos primários, tais como a soja, o café e a cana-de-açúcar.
As matérias-primas vegetais são provenientes da flora, e de árvores, sendo a madeira, a mais comum. Vários vegetais, e frutos diferentes, também podem fazer parte desta classificação, pois produtos diversos são feitos através deles. A maioria destes recursos vem da conservação de meios naturais, e do plantio.
Matérias-primas Vegetais Principais Características
Matérias-primas vegetais são originárias da flora, e de árvores, e a madeira, é a mais comum. Diferentes vegetais, e frutos, também pertencem a esta classificação, pois vários produtos são produzidos através deles. Grande parte destes recursos vem da proteção de meios naturais, e da lavoura.
A matéria-prima vegetal pode ser retirada da natureza, por exemplo, o algodão na fabricação de roupas, a madeira na produção dos móveis, e o cacau na fabricação do chocolate.
Quando o preço dos produtos precisa ser calculado, tudo depende da matéria-prima usada na produção. Dependendo da matéria-prima, o preço pode ser maior ou menor, além disso, é de suma importância, evitar o desperdício destas matérias-primas, pois podem estar presentes na natureza, em número limitado.
Veja mais sobre Matéria-prima no link abaixo:
https://brainly.com.br/tarefa/559487
#SPJ2