• Matéria: Administração
  • Autor: camilasimoes1122
  • Perguntado 3 anos atrás

-15 PONTOS-
Estudo de caso

Maria Amélia é uma secretária executiva que trabalha há 5 anos em uma empresa de grande porte na área de imobiliária. Ela é casada, tem dois filhos e seu esposo está desempregado. Num certo dia, em um final de expediente, o seu diretor a chama em sua sala e lhe pede para efetivar até o dia seguinte um contrato de forma sutil para que o comprador de um dos imóveis não perceba que existe uma clausura que o compromete a assumir os danos que a imobiliária está causando ao meio ambiente em seu entorno. O diretor avisa a Maria Amélia que ela deve confeccionar três cópias do contrato, justificando que dois ficarão na empresa, um no setor financeiro, outro no setor fiscal e o outro com o cliente. No entanto, o contrato que ficará com o cliente deve ter uma assinatura falsa, rubricada de forma legível por Maria Amélia. O diretor alerta à Maria Amélia que ela deve transparecer segura e confiante, se tudo der certo, ela terá um bom aumento em seu salário imediatamente. Maria Amélia se cala e sai da sala do diretor em pânico, vai para casa, conversa com seu esposo e ele diz para ela considerar tudo o que eles estão vivendo e analisar o que é melhor para sua família.

Maria Amélia sabe que o diretor está lhe propondo algo ilegal e se um dia for descoberto pode gerar consequências graves a sua carreira de secretária. Além disso, se praticar tal atitude mesmo a mando do seu diretor, estará indo contra aos princípios éticos da sua profissão. Além disso, a sua consciência permanecerá em conflito. Por outro lado, ela também pensa, se eu não fizer, outra pessoa fará e eu não fazendo, serei demitida e diante da crise a qual está passando o mercado, consequentemente não contratando novos funcionários, como ficará minha família que depende da minha renda para sobreviver?

Analisem o caso supracitado, leiam os textos disponíveis nas Unidades de Aprendizagem, especialmente os textos intitulados: “Ética”, “Ética Organizacional” e um texto disponibilizado na aba de “Material Complementar” com o título: “A existência ética” de Marilena Chaui. Após terem realizado as leituras indicadas, discutam com seus pares e respondam a seguinte questão: diante desta situação, o que Maria Amélia deve fazer? Justifiquem e fundamentem suas respostas com base nas leituras realizadas, considerando os seguintes tópicos:

-Importância da ética profissional e organizacional;

-Ética como elemento agregador;

-Resultados positivos do agir ético.


15 PONTOS

Respostas

respondido por: winederrn
1

A Ética Organizacional é importante para a criação de um ambiente de trabalho harmônico e focado no bem-estar de todos os colaboradores. Já a Ética Profissional é importante para o bom andamento das atividades e manutenção dos relacionamentos entre profissionais independentes e empresas contratantes.

O que é Ética?

A Ética representa um conjunto de regras que orientam o comportamento do indivíduo para a vida em sociedade. Desse modo, podemos compreender que a Ética possui caráter coletivo e deve ser aplicada tanto em organizações públicas quanto em organizações privadas.

Aprenda mais sobre o tema Ética em:

https://brainly.com.br/tarefa/208915

Lute e acredite em seu potencial!

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares