A Idade Média e o feudalismo são considerados por muitos como um período de opressão do povo pela nobreza e pelo clero. No entanto, nesse período histórico também ocorreram revoltas populares no campo e nas cidades, que por sua vez, contribuíram para aprofundar o processo de desagregação do feudalismo. A respeito dessas revoltas populares na Idade Média, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- As revoltas populares no final da Idade Média colocaram em risco a ordem social estabelecida pela nobreza e pelo clero. Essas revoltas ocorreram como uma resposta a tentativa dos senhores feudais em aumentar os impostos no momento de dificuldade da Baixa Idade Média para manter suas rendas, o que aumentava a exploração a população
PORQUE
II- Com a peste, a fome e a guerra, ocorreu uma queda demográfica na Baixa Idade Média. A falta de mão de obra levou a um enfraquecimento da renda dos nobres, pois, deixaram de receber rendas. Sendo assim, buscaram aumentar os tributos dos camponeses e citadinos, levando a grandes revoltas, como por exemplo as jacqueries.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Anexos:
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
alternativa 2
Explicação:
As revoltas camponesas no século XIV foram reprimidas violentamente pelos senhores feudais.
No século XIV, em decorrência da Peste Negra e da Guerra dos Cem Anos (França e Inglaterra), ocorreu uma diminuição da produção agrícola, que ocasionou a falta de alimentos e consequente fome por grande parte da Europa Feudal. Com a situação social alarmada, os senhores feudais passaram a aumentar as taxas de impostos para os camponeses, situação esta que levou a diversas revoltas camponesas e ataques aos senhores feudais. Esses fatos ficaram conhecidos como Jacqueries, que significava “Jacques bom homme” (Jacques, o simples), apelido pejorativo dado aos camponeses pela nobreza.
respondido por:
3
Resposta:
2
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás