• Matéria: Saúde
  • Autor: vanessagenovei
  • Perguntado 3 anos atrás

Quando acontece a comunicação ao cérebro através dos nociceptores e de sinapses nervosas, o córtex cerebral inicia uma ação protetiva, ou seja, se inicia o processo de afastamento do agente causador da lesão e também o processo de reparação, mediado por vários sistemas de defesa (células sanguíneas, hormonais, imunológicas). Todo processo de reparação tecidual causa o aparecimento de cinco sinais cardeais que podem variar com o tamanho e profundidade da lesão.

Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa CORRETA

A) d) ardor, calor, sistema, dor, e perda cerebral.
B) a) ardor, frio, edema, dor, e perda ou limitação funcional.
C) b) rubor, frio, edema, dor, e ganho funcional.
D) c) rubor, calor, edema, dor, e perda ou limitação funcional.

Respostas

respondido por: natashakasakevic
3

Resposta:

A resposta correta acerca dos cinco sinais cardeais da inflamação são: rubor, calor, edema, dor, e perda ou limitação funcional.

Ou seja, a alternativa D é a correta.

Confirma a explicação para melhor compreensão da questão.

Explicação:

Ao ocorrer uma lesão tecidual, nosso organismo responde com o que chamamos de inflamação.

A inflamação decorre da ação de diversos agentes presentes no nosso organismo como células sanguíneas, imunológicas e células periféricas à lesão. A finalidade da inflamação é gerar o aumento da circulação no local para oxigenar e reparar de maneira rápida e efetiva o tecido lesionado.

Por isso, nosso organismo gera uma limitação funcional do local para a reparação conseguir ser mais efetiva.

O edema, ou inchaço em termo leigo, decorre do aumento da permeabilidade dos capilares para extravasar maior quantidade de fluído sanguíneo com células do sistema imune, por exemplo. Chamamos isso de edema exsudativo.

O calor e o rubor presente na inflamação decorre do aumento de aporte sanguíneo para o local lesionado para ocorrer maior oxigenação das células e chegada de mais células do sistema imune.

A dor decorre da liberação de citocinas inflamatórias como a histamina no local lesionado. A histamina gera uma despolarização dos receptores da dor na região (nocioceptores), que acabam por sinalizar ao nosso córtex que temos "alguma lesão" naquele local, sendo interpretada como dor. A dor, vista de uma forma fisiológica, é benéfica uma vez que ela faz com que paralisamos conscientemente o local para não gerar muito movimento e maior demora na cicatrização.

Para completar o teu estudo, confira essa pergunta sobre inflamação: https://brainly.com.br/tarefa/20983348

Observe na imagem a sequência do processo inflamatório em nosso organismo:

Anexos:
Perguntas similares