Os músculos que apresentam ação no tornozelo podem ser divididos em duas categorias: a dos dorsiflexores e a dos flexores plantares que contribuem com suas ações nas fases da marcha. Nesse sentido, os músculos tibial posterior, fibular curto e sóleo apresentam suas inserções proximais, respectivamente, em que estruturas?
A. Cabeça e parte proximal do corpo da fíbula e parte poosteromedial adjacente do corpo da tíbia; membrana interóssea e parte adjacente do corpo da tíbia e da fíbula; margem mediolateral da fíbula
B. Margem mediolateral da fíbula; cabeça e parte proximal do corpo da fíbula e parte posteromedial adjacente do corpo da tíbia; membrana interóssea e parte adjacente do corpo da tíbia e da fíbula
C. Membrana interóssea e parte adjacente do corpo da tíbia e da fíbula; margem mediolateral da fíbula; cabeça e parte proximal do corpo da fíbula e parte posteromedial adjacente do corpo da tíbia
D. Membrana interóssea e parte adjacente do corpo da tíbia e da fíbula; cabeça e parte proximal do corpo da fíbula e parte posteromedial adjacente do corpo da tíbia; margem médio-lateral da fíbula.
E. Cabeça e parte proximal do corpo da fíbula e parte posteromedial adjacente do corpo da tíbia; margem meediolateral da fíbula; membrana interóssea e parte adjacente do corpo da tíbia e da fíbula.
resposta: letra C Membrana interóssea e parte adjacente do corpo da tíbia e da fíbula; margem mediolateral da fíbula; cabeça e parte proximal do corpo da fíbula e parte posteromedial adjacente do corpo da tíbia.
explicação: Os flexores plantares e tibial posterior apresentam que sua inserção proximal ocorre na membrana interóssea e parte adjacente do corpo da tíbia e da fíbula e distal na tuberosidade do navicular. Já o músculo fibular curto apresenta sua inserção proximal na margem mediolateral da fíbula e sua inserção distal ocorre na base do quinto osso metatarsal. Em relação ao músculo sóleo, este apresenta sua inserção proximal na cabeça e parte proximal do corpo da fíbula e na parte posteromedial adjacente do corpo da tíbia e a distal no calcâneo, via tendão do calcâneo. Esse tendão é comum aos músculos grastrocnêmio e sóleo. Diante disso, esees músculos juntos são conhecidos como tríceps sural.
88**9**93**76**82**55***..
Respostas
Resposta:
D.
Membrana interóssea e parte adjacente do corpo da tíbia e da fíbula; cabeça e parte proximal do corpo da fíbula e parte posteromedial adjacente do corpo da tíbia; margem médio-lateral da fíbula.
Explicação:
Os flexores plantares e tibial posterior apresentam que sua inserção proximal ocorre na membrana interóssea e parte adjacente do corpo da tíbia e da fíbula e distal na tuberosidade do navicular. Já o músculo fibular curto apresenta sua inserção proximal na margem mediolateral da fíbula e sua inserção distal ocorre na base do quinto osso metatarsal. Em relação ao músculo sóleo, este apresenta sua inserção proximal na cabeça e parte proximal do corpo da fíbula e na parte posteromedial adjacente do corpo da tíbia e a distal no calcâneo, via tendão do calcâneo. Esse tendão é comum aos músculos grastrocnêmio e sóleo. Diante disso, esees músculos juntos são conhecidos como tríceps sural.
88*9*93*76*82*55***,,,.