• Matéria: Sociologia
  • Autor: kettlynmaria917
  • Perguntado 3 anos atrás

DE ACORDO COM O FÓRUM DE DISCUSSÃO - SEMANA 11. "A salvação da alma; e só ela era o centro de seu trabalho e de sua vida. Seus ideais éticos e os resultados práticos de sua doutrina eram todos baseados apenas nela; eram consequência de motivos puramente religiosos. Teremos, pois, de admitir que as consequências culturais da Reforma foram, em grande parte, talvez, até no aspecto particular em foco, resultantes inesperadas e mesmo indesejadas do trabalho dos reformadores. Estas foram,muitas vezes, bastante distantes, ou até mesmo opostas a tudo o que eles mesmos pensaram obter." (WEBER, 1996: 60. ANPUH. S25. 1236. pdf. Adaptado.) Provavelmente, nenhuma obra leiga chamou tanto a atenção para o pensamento de Calvino quanto "A ética protestante e o espírito do capitalismo" de Max Weber. Nessa obra, dentre outras teorias, Weber destaca:

A) A impossibilidade de se explicar o avanço do capitalismo sem lançar mão do materialismo histórico
B) A interpretação Marxista como a teoria fundamental para se justificar a luta de classes defendida pelos grupos protestantes nascentes. C) O desejo da salvação da alma que, antes era o centro dos ideais élicos dos calvinistas, foi radicalmente substituido pela busca da opulencia e da riqueza.
D) Que, por causa de sua vocação, o crente se empenhava em prosperar na sua atividade económica e evitava, com determinação, o desperdício de suas posses​

Respostas

respondido por: marcusaureliodinizse
0

Resposta:

d

Explicação:

p

respondido por: lhjpmf
0

Em sua obra, o sociólogo alemão Max Weber destacou que os movimentos reformistas, em particular o calvinismo, ressignificou o acúmulo de riquezas, dando um sentido positivo para a prosperidade através do trabalho duro e para a moderação das emoções. Portanto, a resposta correta é a letra D.

Max Weber e a Ética Protestante

Contrapondo o marxismo, que via nas relações de produção a gênese das ideias, Max Weber buscou entender a influência das ideias nos processos produtivos.

Assim, voltando-se para o que ele chamou de ética protestante, o sociólogo alemão viu na Reforma e no calvinismo um conjunto de ideias que favorecia o acúmulo de riquezas e a moderação dos costumes.

O protestante ideal, de acordo com essa ética protestante, seria aquele que trabalha duro de acordo com sua vocação, acumulando riqueza e não usufruindo dela. Dessa forma, o sistema capitalista teria florescido em territórios de maioria protestante.

Entenda mais sobre o pensamento de Max Weber aqui: https://brainly.com.br/tarefa/25540070

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares