Respostas
Para fazermos um resumo de algum conteúdo precisamos saber sobre seu contexto e elencar seus principais acontecimentos.
Revolução Socialista na China
A China era liderada pelo partido nacionalista conhecido como Kuomintang, que proclamou a independência chinesa em 1911 formando assim a República Chinesa.
Porém, em decorrência de grandes escândalos de corrupção, esse partido foi perdendo credibilidade e os seus opositores formado pelo partido comunista chinês, liderado por Mao Tse-tung ganhava força com o apoio popular.
Após a Segunda Guerra Mundial, houve a retirada das tropas imperialistas japonesas da região da China, houve uma guerra civil para a tomada do poder no território chines onde os nacionalistas perderam para as forças comunistas.
A revolução socialista na China foi marcada pela proclamação da República Popular da China.
Guerra da Coréia
A Guerra da Coréia representou um conflito entre os blocos bipolares comunistas e capitalistas durante a Guerra Fria. O conflito ficou marcado pela disputa de zonas de interesse na Coréia, entre os Estados Unidos e a União Soviética.
Após a independência da Coréia com a retirada das tropas japonesas, as forças aliadas dos partidos comunistas e imperialistas dividiram o país em duas zonas:
- Coréia do Norte: onde ficou marcada pela presença soviética com a Proclamação da República Popular Democrática.
- Coréia do Sul: onde ficou marcada pela presença estadunidense com a proclamação da República Coreana.
Durante o conflito houve a intervenção da ONU mandando mais tropas militares para a Coréia do Sul, ocasionando a entrada da China Comunista no conflito.
Após três anos de guerra, as potências vigentes selaram um acordo de paz através do Armistício de Pan-Munjon.
Guerra Do Vietnã
A guerra do Vietnã foi quase que uma repetição da Guerra da Coréia, onde após a expulsão das tropas francesas e japonesas do território vietnamita pelo houve a proclamação da Independência Vietnamita pelo partido comunista Vietminh.
Com o objetivo de eliminar a influência comunista, os Estados Unidos entraram em uma guerra, se alinhando ao partido opositor dos Vietminh, que se localizavam na parte sul do Vietnã.
Com isso o país foi dividido em duas regiões:
- Vietnã do Norte: possuindo influência da União Soviética.
- Vietnã do Sul: possuindo influências dos Estados Unidos.
Após os escândalos que foram expostos por soldados americanos sobre relatos de guerras, com a utilização de napalm nos camponeses vietnamitas e com os protestos do movimento contracultura, os Estados Unidos retiraram suas tropas do Vietnã.
Revolução Cubana
A revolução cubana foi motivada graças ao sentimento anti estadunidense que havia crescendo em Cuba em decorrência da exploração do país desde 1902 com a Emenda Platt que visava interferir politicamente e economicamente no país cubano.
A política da Emenda Platt impedia o país cubano de possuir sua independência econômica, onde apenas quem possuía privilégios eram as elites oligárquicas cubanas.
Em resistência ao imperialismo estadunidense Fidel Castro, Ernesto Che Guevara, Camilo Cienfuegos e Raul Castro vão formar uma guerrilha revolucionária com grande apoio popular e vão tomar o poder de Cuba em 1959.
A Questão Judaico-Palestina
Em consequência da perseguição nazista a comunidade judaica foi migrando para a região da Palestina. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a dominação britânica sobre a Palestina foi cancelada, criando-se assim uma região "neutra" dividido em dois Estados, um árabe e outro judeu.
Logo começou os conflitos pela disputa da hegemonia do território que antes era palestino, agora imposto pela ONU como território neutro, e logo após a retirada dos ingleses ocorreu a criação do Estado de Israel, em 14 de maio de 1948.
A questão judaico-palestina foi marcada pela Guerra de Independência de Israel, que resultou na expulsão da população palestina que se deslocaram para campos de refugiados.
Saiba mais sobre "Resumo" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/4602286
#SPJ1