A maioria dos exercícios globais possui a finalidade de manter as tensões em toda a cadeia muscular. De uma metodologia para outra, existem variações de cadeias ¿ cadeia mestra anterior (CMA) e cadeia mestra posterior (CMP), mas existe uma que é unânime: a CMP. Com relação aos exercícios globais e suas cadeias musculares, assinale a alternativa correta.
A - A CMP é composta pelos músculos posteriores do corpo e se inicia pelos músculos do pescoço (esternocleidomastóideo, o longo do pescoço e os escalenos), passando pelo sistema suspensor do diafragma e das vísceras, os músculos da pelve e da coxa (Iliopsoas e adutores pubianos) e da perna (tibial anterior). Uma hipertonicidade nessa cadeia pode gerar projeção da cabeça, cifose cervical, aumento da cifose (hipercifose) dorsal, pelve em anteroversão, joelhos varo e com rotação interna e pés supinados.
B - A CMP é uma cadeia mestra sem relevância confirmada cientificamente, onde caso haja alterações nela não resultaram em disfunções significativas no esquema corporal, portanto pouco usada no tratamento.
C - A CMP é composta pelos músculos anteriores do corpo e se inicia pelos músculos do pescoço (esternocleidomastóideo, o longo do pescoço e os escalenos), passando pelo sistema suspensor do diafragma e das vísceras, os músculos da pelve e da coxa (Iliopsoas e adutores pubianos) e da perna (tibial anterior). Uma hipertonicidade nessa cadeia pode gerar projeção da cabeça, retificação da cifose cervical, aumento da cifose (hipercifose) dorsal, pelve em anteroversão, joelhos valgos e com rotação interna e pés pronados.
D - A CMP inicia-se pelos músculos supra-espinhais, passa pelos músculos da pelve (pelvitrocanterianos e grande glúteo), pelos músculos posteriores da coxa e da perna (isquiotibiais, poplíteo, trícepssural) até chegar aos músculos plantares. Uma hipertonicidade nessa cadeia, por exemplo, gera alterações posturais como: lordose cervical e lombar, dorso retificado, joelhos valgos, pelve em retroversão e pés planos.
E- A CMP inicia-se pelos músculos espinhais, passa pelos músculos da pelve (pelvitrocanterianos e grande glúteo), pelos músculos posteriores da coxa e da perna (isquiotibiais, poplíteo, trícepssural) até chegar aos músculos plantares. Uma hipertonicidade nessa cadeia, por exemplo, gera alterações posturais como: hiperlordose cervical e lombar, dorso retificado, joelhos varos, pelve em retroversão e pés cavos.
Respostas
respondido por:
0
Resposta: E
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
88*9*93*76*82*55***..