Quando o músculo é alongado ocorrem alterações na relação comprimento-tensão do músculo, ocasionando mudanças na capacidade de produção de força. Nesse processo, órgãos sensoriais são responsáveis pelo efeito causado na capacidade de produção de força muscular. Nesse sentido, é apenas correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. O órgão tendinoso de Golgi se opõe ao alongamento do sarcômero durante o exercício, provocando o aumento da extensibilidade da titina, gerando assim, o aumento da flexibilidade do músculo.
b. A permanência do músculo na posição alongada diminui a ativação do fuso muscular, acionando o órgão tendinoso de Golgi, gerando desta forma a diminuição da força muscular.
c. Quando o sarcômero é alongado a proteína titina contrapõe esse alongamento, enquanto o fuso muscular aumenta o recrutamento do músculo alongado, gerando assim, o aumento da força muscular.
d. A proteína titina comporta-se elasticamente durante o alongamento do sarcômero no exercício, gerando o aumento da extensibilidade da actina, o que resulta na diminuição da força muscular.
e. O aumento da tensão no tendão devido à sobrecarga do exercício, aumenta a ativação do órgão tendinoso de Golgi, resultando no recrutamento do fuso muscular e diminuição da força muscular.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Explicação:
a
respondido por:
0
O órgão tendinoso de Golgi é um antagonista do alongamento do sarcômero durante o exercício, dessa forma leva ao aumento da extensibilidade da titina, é por isso que o músculo consegue ser flexível (alternativa A).
Flexibilidade dos músculos
Eles precisam ser flexíveis para mudar de posição e conseguir resistir tanto a força que o próprio músculo produz como as forças externas, como a força exercida de volta em resposta a contração muscular.
O cálcio, proteínas fibrosas e outras substâncias garantem a flexibilidade e capacidade de contração.
Venha estudar mais sobre flexibilidades musculares
https://brainly.com.br/tarefa/47047710
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás