A) como os Nautilóides contribuem ao ecossitema?
B) como depende do solo?
C)do que se alimenta e oque se alimenta dele?
Respostas
A)
Como forma de movimentação, a propulsão a jato não costuma ser um bom uso de energia. Nas profundezas, onde o oxigênio fica rarefeito, o nautilóide parece se colocar em risco ao gastar tanto esforço no movimento. Os peixes usam menos energia, empurrando a água com suas barbatanas. Então, como ele consegue ficar ileso nas profundezas do oceano? A matéria é de Veronique Greenwood, do The New York Times, abril, 2018.
B) A diversidade dos organismos varia de acordo com as características de cada ambiente, os fungos, bactérias e minhocas geralmente apresentam maior volume de biomassa.
Dependendo da fonte de carbono utilizada (CO₂ ou substâncias orgânicas), da fonte de energia (luminosa ou química) e fonte de elétrons (inorgânica, orgânica ou água), os organismos são classificados em:
Autotróficos e heterotróficos: Organismos que assimilam carbono de fontes inorgânicas ou orgânicas;
Fototróficos e quimiotróficos: Organismos que obtém energia da luz solar ou, da oxidação de moléculas orgânicas ou inorgânicas;
Litotróficos e organotróficos: Organismos que derivam equivalentes de materiais inorgânicos ou orgânicos.
C)Os elementos essenciais dos solos são chamados macronutrientes – N, P, K, Ca, Mg e S –, e são exigidos em maiores quantidades (em quilogramas/hectare) pelas culturas. Já os elementos chamados micronutrientes – B, Cl, Cu, Fe, Mn, Mo, Zn, (Si) e (Ni) – são exigidos em menores quantidades (em gramas/hectare) pelas culturas.
Por causa principalmente do clima, a maioria dos solos tropicais tem níveis de acidez de médio a alto (pH em água < 6,0) e baixos teores de elementos essenciais.