"As intervenções psicossociais com familiares de indivíduos com esquizofrenia se desenvolveram a partir de estudos que mostraram que a presença de um membro com esquizofrenia na família está relacionada à sobrecarga em diversos aspectos da vida da família e seus membros, como os relacionamentos, lazer, saúde física e mental. Também foram importantes estudos que mostraram que o clima afetivo familiar crítico, hostil e de alto envolvimento emocional pode afetar negativamente o curso da doença. Mais recentemente, observou-se que quanto maior o sentimento de sobrecarga relatado pelos familiares, maiores as chances de os mesmos serem críticos, hostis e muito envolvidos emocionalmente com o membro doente. " SCAZUFCA, Marcia. Abordagem familiar em esquizofrenia. Rev. Bras. Psiquiatr. , São Paulo , v. 22, supl. 1, p. 50-52, May 2000. Disponível em:
Respostas
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação:
Corrigido pelo AVA.
Resposta:
“As intervenções psicossociais com familiares de indivíduos com esquizofrenia se desenvolveram a partir de estudos que mostraram que a presença de um membro com esquizofrenia na família está relacionada à sobrecarga em diversos aspectos da vida da família e seus membros, como os relacionamentos, lazer, saúde física e mental. Também foram importantes estudos que mostraram que o clima afetivo familiar crítico, hostil e de alto envolvimento emocional pode afetar negativamente o curso da doença. Mais recentemente, observou-se que quanto maior o sentimento de sobrecarga relatado pelos familiares, maiores as chances de os mesmos serem críticos, hostis e muito envolvidos emocionalmente com o membro doente.”
SCAZUFCA, Marcia. Abordagem familiar em esquizofrenia. Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo , v. 22, supl. 1, p. 50-52, May 2000 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462000000500017&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 04 Ago 2018.
Dentro desse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. As intervenções psicossociais dos familiares de pacientes com esquizofrenia têm dois objetivos principais: reduzir ou prevenir os sintomas da esquizofrenia e melhorar a qualidade de vida de toda a família.
PORQUE
II. Procura-se colaborar para que o paciente tenha o mínimo possível de incapacidades associadas à esquizofrenia e para que seus familiares possam compreender e lidar melhor com os problemas relacionados à doença do parente, bem como com as emoções resultantes desse contato.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. = ALTERNATIVA CORRETA
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I = corrigido pelo AVA