Explique porque o trabalhador pobre e preto da cidade do Rio de janeiro, a época capital do Brasil, não poderia morar no centro da cidade.
Respostas
Resposta:
O trabalhador pobre e negro da cidade do Rio de janeiro, a época capital do Brasil, não poderia morar no centro da cidade, tanto por questões econômicas, já que como viviam na margem da sociedade, não tinham dinheiro para poder morar lá, tanto por questões de preconceito, já que como a sociedade da época via os negros como sujos, inferiores e etc, a elite cobrava vários tipos de taxas, para evitar que os negros ocupassem os mesmos espaços que a elite branca da época
Resposta:
Avinda da família real para o Brasil mudou, também, a fisionomia do Rio de Janeiro. A cidade que os estrangeiros acharam suja, feia e malcheirosa começou a se expandir e cuidar de sua aparência, abrindo-se às modas europeias. Para zelar pela segurança e policiamento da cidade, foi criada, ainda em 1808, a Intendência de Polícia, encarregada de todos os serviços de melhoria e embelezamento da cidade. Nessa época, foram construídos chafarizes para o abastecimento de água, pontes e calçadas; abriram-se ruas e estradas; foi instalada a iluminação pública; passaram a ser fiscalizados os mercados e matadouros; organizadas as festas públicas, etc. Essas melhorias eram realizadas, muitas vezes, com a contribuição dos ricos moradores, que recebiam em troca benefícios materiais e títulos de nobreza do príncipe regente.
Explicação: