Respostas
Resposta:
A história do café em São Paulo
O café é um dos grandes, se não o maior, responsável pelo crescimento econômico e também em todos os outros quesitos do Estado de São Paulo.
A capital, que leva o mesmo nome, também se fortaleceu com o cultivo do grão por lá. A história do café e de São Paulo se ligam completamente. A capital paulista tornou-se residência de muitos dos barões do café.
Nesse sentido, pessoas vindas de outras regiões do Brasil passaram a investir por lá também. Não somente para morar, mas também na produção do grão, afinal, seu cultivo no final do século XIX e início do XX fez com que a economia brasileira crescesse.
Todavia, o principal local de destaque da produção do grão se deu no Vale do Paraíba, região do Estado de São Paulo e que fica próxima ao Rio de Janeiro. Por lá, as condições climáticas e também de solo foram fatores preponderantes para o sucesso do plantio.
Foi com a produção do café que o Estado conseguiu criar linhas terrestres de melhor acesso ligando a capital com o litoral.
Ainda assim, de mesmo ou até maior tamanho foi a implementação das linhas ferroviárias no Estado.
Com isso, a capital dos paulistas deixou o ar de uma colônia para começar a se tornar uma metrópole, um local em que imigrantes desembarcavam em busca de sonhos. Tudo isso devido a história do café em São Paulo e no Brasil.
Ao passo que o Estado ia crescendo, e fortalecendo a economia do País de uma forma geral, ele também se modernizou. Inúmeros bancos passaram a se localizar por lá, bem como diversas empresas dos mais variados segmentos.
Esse domínio de São Paulo e a crescente do café no País se deram até meados da década de 30. No entanto, até hoje o Brasil é o maior exportador do grão para o mundo, chegando a mandar até 47 milhões de sacas para o mundo todo.
Explicação:
Foi o café responsável pela introdução da ferrovia no estado de São Paulo, construída para escoar o principal produto de exportação brasileiro. Trouxe também aproximadamente 4 milhões de imigrantes entre o final do século XIX e início do XX, vindos especialmente da Europa.