• Matéria: ENEM
  • Autor: keyvson2014
  • Perguntado 3 anos atrás

Redação sobre o filme" Estrelas além do tempo"

Tema da redação: Da corrida espacial a era dos drones - O papel de mulheres negras nas ciências exatas, desafios e paradigmas atemporais.

preciso da redação até Segunda feira 13/06/2022​

Respostas

respondido por: retse48
4

O tema educação científica ainda é muito distante dos assuntos que pairam pelos corredores das escolas brasileiras, principalmente, no que diz respeito às meninas. Entre as ciências e o universo feminino existe uma lacuna imensurável. As jovens não são incentivadas a pensar na ciência ou a fazê-la. Isso acontece de maneira tão sistemática que parece algo intencional quando, na verdade, é um problema estrutural.

Dificilmente meninas são ou serão estimuladas no espaço escolar, com isso se torna essencial ir além do espaço educacional para preencher esse papel de estímulo e de orientação. O que acontece é que muitas vezes nem no ambiente familiar essas meninas/mulheres são motivadas e encorajadas a pensar em profissões voltadas para o fazer científico. Muitas delas não têm nem o direito à infância.

Quando paramos para fazer o recorte de raça, a situação fica ainda pior. O que nos faz questionar: as meninas negras podem fazer ciência? Existe espaço para mulheres negras nas ciências? É uma pergunta que faz a retórica ficar embargada! O racismo estrutural não permite às meninas negras sonhar. Até quando elas sonham, são rapidamente lembradas que não podem permanecer no sonho. A realidade dessas meninas exige que “elas não percam tempo com isso”. E o lugar que deveria ser da ciência é ocupado pelas frustrações.

Pressionadas a ter uma profissão e a trazer renda para casa, geralmente, elas são motivadas a cursar cursos rápidos, que as prepare velozmente para o mercado de trabalho. Nesse cenário, as possibilidades de inserção de mulheres negras na educação científica, resultado de anos de acúmulo educacional, são reduzidas, reforçando a ideia de que mulheres não podem ocupar funções “pensadas para o homem”. Então elas precisam, de alguma forma, ocupar as profissões atreladas ao que seria feminino: professora, enfermeira, cuidadora de idosos e de crianças, empregadas domésticas.

Alguns dos possíveis métodos para reverter essa situação são: atividades formativas com foco na redução de preconceitos e estereótipos de raça; garantir representatividade de raças e etnias nos espaços coletivos de decisão; e adotar uma postura institucional antirracista.

Perguntas similares