Se W(f,g) = x cos x – sen x é o Wronskiano de f e g e se u = f + 3g e v = f - g, ache o Wronskiano W(u,v) de u e v.
Respostas
A partir dos dados fornecidos pelo problema e dos devidos cálculos que realizaremos, podemos concluir que o valor do Wronskiano das funções u e v é igual a -4 cos(x)+4 en(x).
- Wronskiano:
O Wronskiano na matemática é o determinante que foi introduzido pelo matemático Józef Hoene-Wroński e ainda relacionado normatizado pelo matemático Thomas Muir.
O Wronskiano é o determinante da matriz construída colocando as funções na primeira linha, a primeira derivada de cada função na segunda linha e assim por diante até a derivada n-1, formando assim uma matriz quadrada, às vezes chamada de matriz fundamental.
Se levarmos tudo isso em consideração, será possível encontrar a solução para o problema.
O problema diz que o wronskiano da função f e g é igual a W(f,g) = x cos x – sin x , então se levarmos em conta o valor Wronskiano dessas duas funções, ele nos pede para calcular o Wronskiano de u e v sempre que levamos em conta que u é definido pela expressão u = f + 3g ev é definido pela expressão v = f - g.
Para encontrar o Wronskiano de u e v devemos encontrar as expressões que definem f e g, como temos duas funções, o Wronskiano é definido pelo determinante de uma matriz 2x2, para calcular o determinante de uma matriz 2x2 podemos usar o método de Cramer, o determinante de uma matriz 2x2 por Cramer será igual a:
A expressão Wronskiano será igual à expressão da matriz, se fizermos isso obtemos:
A partir desta expressão podemos dizer que o valor de cada variável é igual a:
- Devemos verificar esta matriz, para isso devemos derivar a linha acima para obter a linha abaixo.
As derivadas de todas essas funções são muito simples de executar, pois são derivadas fundamentais no cálculo. Uma vez que verificamos o valor de cada linha de nossa matriz wronskiana, podemos prosseguir para encontrar a expressão que expressa corretamente v e u. Encontramos os valores de u e v de acordo com as expressões que eles têm neste problema:
Agora para calcular o Wronskiano de u e v vamos usar a expressão como referência:
Antes de encontrar nosso wronskiano vamos calcular as variáveis u' e v', onde u' e v' representam a derivada de u e v, realizando as derivadas de u e v obtemos:
- Substituímos o valor de cada variável na matriz que pode calcular o Wronskiano de nossas duas variáveis.
Aplicamos a regra de Cramer para encontrar o determinante da nossa matriz:
Feitos os cálculos acabamos de concluir que o valor do wronskiano é - 4 cos(x) + 4 sen(x).
Veja mais sobre o assunto de cálculos Wronskiano nos links a seguir:
- https://brainly.com.br/tarefa/22112081
- https://brainly.com.br/tarefa/25914329
- https://brainly.com.br/tarefa/51146630
Bons estudos e espero que te ajude :D
Dúvidas? Comente