• Matéria: História
  • Autor: amadedeolindo
  • Perguntado 3 anos atrás

As causas da resistência de africa do norte

Respostas

respondido por: lukazviktor
0

Resposta:

A resistência buscava expulsar os invasores europeus ou, ao menos, tentar diminuir a influência dos europeus quando não fosse possível expulsá-los. No entanto, em todos os casos, a vitória dos europeus ocorreu, principalmente, por causa da superioridade dos seus armamentos em relação aos africanos.

Explicação:

A Líbia, localizada no norte da África, foi invadida pelos italianos em outubro de 1911. Os invasores atacaram quatro grandes cidades líbias, Trípoli, Benghazi, Homs e Tobruk, e conquistaram-nas dos turcos otomanos, que até então dominavam o país. No entanto, a ação italiana provocou um grande levante de líbios que buscava a expulsão dos invasores.

A resistência líbia foi, a princípio, vitoriosa em impedir a expansão dos italianos, que ficaram reclusos a essas quatro cidades. No entanto, após a Primeira Guerra Mundial, os italianos deram início a uma ofensiva que gradativamente resultou na conquista da Líbia em definitivo.

A região chamada de Costa do Ouro (atualmente Gana) era habitada pelo povo ashanti. Os ashanti organizaram um dos maiores movimentos de resistência enfrentados pelos britânicos no continente africano. Os primeiros conflitos entre britânicos e ashantis remontam ao século XVIII. A conquista parcial da região aconteceu em 1874, após uma grande ofensiva britânica na região, mas o controle definitivo sobre a Costa do Ouro só ocorreu oficialmente em 1896. Nessa época, os líderes ashanti haviam concordado em encerrar a disputa com o Reino Unido. Para consolidar seu poder na região, os britânicos prenderam e mandaram esses líderes para as ilhas Seychelles, localizadas no meio do Oceano Índico.

Na década de 1880, o Reino de Madagáscar era independente e liderado pelo primeiro-ministro Rainilaiarivony. Nessa época, estava sendo instituído em Madagáscar um programa de modernização para que o país pudesse desenvolver-se e, assim, evitar o domínio das potências europeias.

No entanto, politicamente pressionados por uma classe colonialista francesa e temendo o crescimento da influência britânica em Madagáscar, os franceses iniciaram o ataque ao país. A chegada dos franceses provocou o início das duas guerras dos malgaxes (habitantes de Madagáscar) contra esses invasores.

Com a derrota e a consequente destituição do governo malgaxe, o domínio dos franceses em Madagáscar foi consolidado e só chegaria ao fim em 1960.

Perguntas similares