Após a administração de um medicamento a um paciente, imediatamente tem início seu percurso no organismo, desde o processo de absorção e distribuição até a eliminação. Para que ocorra o efeito farmacológico, é necessário que o fármaco atinja o seu sítio de ação. As moléculas do fármaco devem ser transferidas do local da administração até a corrente sanguínea e, depois, para o sítio de ação. Veja o seguinte caso: Descrição da imagem em anexo
1. Esquematize o percurso do antibiótico, disponível na forma de comprimido e administrado por via oral, até o local de ação.
2. Como não houve melhora do quadro clínico da paciente, foi feita uma radiografia que revelou um diagnóstico de pneumonia, sendo necessária a troca do antibiótico por outro, de apresentação injetável, administrado por via intravenosa (IV). Apresente o esquema de distribuição do medicamento no organismo da paciente.
Respostas
Resposta:
oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Resposta:
1. Desintegração do comprimido - dissolução do fármaco no trato gastrointestinal (TGI) - absorção - circulação porta hepática -:corrente sanguínea - pulmão.
Considerando que o medicamento está disponível em comprimido (forma farmacêutica sólida), primeiramente haverá a desintegração do comprimido,a dissolução do fármaco no conteúdo do TGI, a absorção gastrointestinal e a entrada na circulação porta-hepática, passando pelo fígado, e somente após o fármaco é transferido para a corrente sanguínea e atinge os alvéolos pulmonares.
2. Injeção IV diretamente na corrente sanguínea - pulmão.
Quando administrado por via IV, o fármaco em solução é disponibilizado diretamente na corrente sanguínea e rapidamente atinge os alvéolos pulmonares.
Explicação: