Em 1939, o mundo, abalado por tensões entre as grandes potências e ainda se libertando do trauma da 1ª Guerra Mundial, via iniciar um novo conflito de dimensão maior que o anterior. Nas mãos de um líder que acumulava carisma e obsessão em proporções monumentais, a Alemanha levou as últimas consequências o preconceito e a destruição, em uma onda que varreu a Europa. Começava um capitulo da história da humanidade que muitos gostariam de apagar, mas não sem antes compreender os motivos e as paixões que o motivaram. (Coleção II Guerra Mundial. v.1: A ascensão do nazismo. São Paulo: abril, 2007, p.7.) Elabore um texto e nele descreva o contexto mundial após a Primeira Guerra Mundial, destacando a situação vivida pela Alemanha. Relacione essa situação com as causas da Segunda Guerra Mundial.
Respostas
Resposta:
Vamo lá então!
Explicação:
Depois da primeira guerra, o sentimento da Europa era de pessimismo total, por conta de tanta destruição. Na Alemanha, esse sentimento era pior.
Eles foram obrigados a assinar o "Tratado de Versalhes", que proibia a Alemanha de ter um exército com mais de 100.000 homens, perdeu muitos territórios, e pagou uma indenização gigantesca para os países vencedores. Então, a tensão entre os países da Europa, especialmente da Alemanha começou a piorar a cada dia.
E essa tensão continuou, e em 1929, ocorreu a Grande Depressão, que foi a maior crise econômica da história. A bolsa de Nova Iorque quebrou, e muitos países que dependiam dos EUA, foram pro buraco junto. Alemanha, que estava se recuperando, levou uma baita rasteira.
Com isso, duas ideologias políticas opostas, começaram a ganhar força:
A primeira era a Democracia. Países como Inglaterra, Estados Unidos e França, acreditavam que o melhor caminho era manter e preservar a liberdade de cada pessoa.
A segunda era o Totalitarismo, que prega que um líder supremo dite tudo o que o povo deve fazer. A liberdade das pessoas era sacrificadas em nome da nação, sim, ditaduras. Uma das primeiras, era a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que surgiu por uma revolução russa que colocou os comunistas no poder.
Na Itália, uma marcha em Roma derrubou o governo, e colocou os fascistas no poder. E na Alemanha, o líder do partido nazista, Adolf Hitler, se tornou Chanceler da Alemanha.
Então o mundo se dividiu de novo: Pois tinham países democráticos que não gostavam dos totalitaristas de esquerda, que por sua vez odiavam os de direita, que por sua vez odiavam os democraticos capitalistas.