um copo de vidro com volume de 300cm³ (α = 8x10∧-6) está com um líquido com volume de 246cm³, ambos a 20°C. aquecendo o conjunto até 120°C, ocorre o transbordamento de 4,8cm³ de mercúrio. calcule o coeficiente de dilatação volumétrica real do líquido.
Respostas
Resposta:
Fala irmão, tranquilo
para resolver essa questão, é preciso compreender que toda dilatação envolvendo líquidos envolve o frasco no qual ele está contido. Geralmente, o volume do líquido é igual ao do frasco, mas nesse caso ele nos deu os valores referentes ao volume do líquido e ao volume do frasco.
Para encontrar a Dilatação real do líquido é preciso somar a Dilatação aparente mais a Dilatação do frasco, por quê isso acontece? Porque a Dilatação sofrida pela líquido não é só o que transborda, se fosse esse o caso, nós estaríamos desconsiderando o fato de que o frasco também dilata. Compreende?
Nesse exemplo, o líquido Dilatação 4,8cm³ " sozinho" somado à Dilatação do frasco, assim, segue a resolução em foto:
***Não esqueça que o índice de Dilatação volumétrica "gama" corresponde ao triplo do índice de Dilatação linear "alfa". Como a questão nos deu o linear, é necessário multiplicá-lo por 3.