• Matéria: Geografia
  • Autor: aliceiecker
  • Perguntado 3 anos atrás

5- Terremoto é um tipo de tremor abrupto e intenso que ocorre na superfície terrestre graças a fenômenos geológicos que ocorrem na litosfera. As suas consequências, para o ser humano, podem ser severas, acarretando a destruição de cidades e paisagens naturais, além de provocar sérias catástrofes. Por que no Brasil não é comum a ocorrência de terremotos? 6- Círculo de Fogo ou Anel de Fogo do Pacífico (em inglês "Ring of Fire") representa uma área localizada no Norte do Oceano Pacífico com cerca de 40 mil km de extensão que vai desde a Cordilheira dos Andes até as Filipinas. É considerada a área do planeta em que ocorrem mais atividades sísmicas e de vulcanismo, a qual reúne cerca de 80% dos vulcões do mundo. Como podemos explicar a grande instabilidade geológica dessa área do planeta?
7- Descreva os processos de intemperismo, erosão e a sedimentação. ​

Respostas

respondido por: pikachuestiloso
0

Resposta:

5) Os terremotos ocorrem através dos movimentos das placas tectônicas, que por sua vez, acontecem nas bordas das placas. O Brasil está localizado na porção central da placa sul-americana, ou seja, onde não ocorrem abalos sísmicos.

6) O círculo de fogo mostra os limites das placas tectônicas e onde elas se encontram, a instabilidade ecológica dessas áreas ocorre justamente pelo encontro e pelos movimentos dessas placas.

7) Intemperismo: É a alteração das rochas pelos agentes atmosféricos. Essas alterações podem ser físicas e químicas, dando origem a decomposição dos minerais que compõem as rochas. É através do Intemperismo que se forma o solo.

Erosão: Erosão é o processo de transporte de sedimentos do solo, dos subsolos e das rochas.

Sedimentação: É o processo de desgaste das rochas e dos solos, ocasionada a partir dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo. Esse processo é responsável pela transformação das rochas ígneas e metamórficas em rochas sedimentares.

Perguntas similares