• Matéria: Sociologia
  • Autor: marianetavares12
  • Perguntado 3 anos atrás

Temos que a obra de Caio Prado Junior, assim como Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda são considerados marcos referenciais nas mudanças de paradigmas sobre a interpretação da formação e desenvolvimento da sociedade brasileira.

Com base nestas afirmativas e nos materiais disponibilizados na disciplina, analise a frase abaixo, - a qual explica sumariamente o modo analítico pelo qual o autor Caio Prado Junior sustenta sua tese - e em seguida, assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Voltando a Caio Prado Jr. e ao marxismo pelo qual fez suas intervenções, o ponto de partida é a concepção de história e da própria constituição da sociedade. A sociedade é constituí­da pelo embate entre interesses específicos, constituídos conforme a posição dos agentes sociais envolvidos. Posição do agente social leva à discussão de "classe social". Classe social se constitui conforme se organiza a economia. De uma forma bastante simplificada, há um pequeno grupo – os "proprietários dos meios de produção", isto é, do "capital", o maquinário ou o dinheiro, por exemplo – que determina o que e quanto será produzido pela grande maioria da sociedade, que vive em razão desse comando. Em poucas palavras, é o investimento do capital na produção que faz "girar" a economia, daí a importância deste pe­queno grupo. Olhar para a sociedade a partir da maneira como se organiza esse processo ao longo do tempo é exercitar o _______________.
A) weberianismo.
B) culturalismo.
C) pluralismo.
D) positivismo.
E) materialismo histórico.

Respostas

respondido por: marianetavares210
0

Resposta:

E) materialismo histórico.

corrigido pelo ava.

Perguntas similares