Leia o trecho de uma notícia sobre o projeto Onçafari: Em um dado momento, Mario avista os ossos de um garrote devorado pelas onças e salta do veículo para recolher o brinco que identifica o bovino. 1. Observe o termo “os ossos de um garrote devorado pelas onças”. Qual é a função sintática desse termo? 2. Qual é o núcleo desse termo? E quais termos o modificam? 3. De acordo com a norma-padrão, nesse enunciado, o modificador “devorado” deveria estar no plural, concordando com o substantivo “ossos”? Justifique.
Respostas
Resposta:
1. O termo “os ossos de um garrote devorado pelas onças” é objeto direto do verbo “avistar”.
O verbo “avistar”, no enunciado citado, é transitivo direto e tem como complemento o termo “os ossos de um garrote devorado pelas onças”.
2. O núcleo desse termo é “ossos”. Os termos que o modificam são: o artigo “os”, a locução “de um garrote devorado pelas onças”.
3. Não, porque “devorado” modifica o substantivo “garrote” e não “ossos”.
Não, porque “devorado” não está associado ao substantivo “ossos”, mas a “garrote”. Além disso, se o substantivo modificado fosse “ossos”, o texto careceria de coerência, uma vez que Mário não poderia ter avistado os ossos já devorados pelas onças.
Explicação:
Resposta:
1- O termo “os ossos de um garrote devorado pelas onças” é objeto direto do verbo “avistar”.
2- O núcleo desse termo é “ossos”. Os termos que o modificam são: o artigo “os” e a locução “de um garrote devorado pelas onças”.
3- Não, porque “devorado” não está associado ao substantivo “ossos”, mas a “garrote”.
Explicação:
1- O verbo “avistar”, no enunciado citado, é transitivo direto e tem como complemento o termo “os ossos de um garrote devorado pelas onças”.
2- O núcleo é a parte principal da frase.
3- Porque “devorado” modifica o substantivo “garrote” e não “ossos”. Além disso, se o substantivo modificado fosse “ossos”, o texto careceria de coerência, uma vez que Mário não poderia ter avistado os ossos já devorados pelas onças.